Grito dos Excluídos marca 30 anos em defesa dos direitos humanos

Publicado em 07/09/2024 - 14:06 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

Com o tema, “Vida em Primeiro Lugar! Todas as formas de vida importam, mas quem se importa?”, as manifestações do Grito dos Excluídos e Excluídas, que esse ano completa 30 anos, reúne milhares de pessoas neste 7 de setembro, em várias cidades do interior, nas capitais e no Distrito Federal. 

O movimento é apoiado nacionalmente pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, entidades religiosas, movimentos sociais, políticos, de direitos humanos, sindicatos e sociedade civil. As mobilizações têm discursos em torno da defesa das garantias como trabalho, segurança alimentar e moradia para quem vive nas periferias e para o povo em situação de rua; do respeito à terra dos povos indígenas e quilombolas.  D. Pedro Luiz Stringhini, bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, São Paulo destaca a importância da pluralidade de ideias se unir em torno de ideais comuns. 

Pautas como a violência no campo, violência contra a mulher, defesa da democracia e dos direitos trabalhistas também permearam os discursos. Dalva Monteiro que integra o Movimento Médicos pela Democracia reforça que neste ano eleitoral é preciso atenção para escolher quem está alinhado às pautas levantadas durante o Grito.

Na Região Nordeste, um dos destaques da programação ocorreu em Alagoas, onde os participantes do Grito caminharam até a região dos Flexais, em Maceió, para chamar atenção para o crime ambiental provocado pela mineradora Braskem. Já em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a concentração aconteceu na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, seguida de caminhada pelas áreas atingidas pela enchente. No Estado de São Paulo, pelo menos 10 cidades sediaram edições da manifestação. A capital recebeu o maior público do país, onde milhares de pessoas se reuniram na praça da Sé. 

Em algumas capitais como Fortaleza, Manaus, Rio Branco e Boa Vista a organização optou por realizar os atos públicos no período da tarde, após o tradicional desfile de 7 de setembro. 

O primeiro Grito dos Excluídos e Excluídas foi realizado em 7 de setembro de 1995, tendo como lema “A vida em primeiro lugar”, e mobilizou pessoas em 170 localidades. Surgido durante uma das edições da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica, que tinha o tema “Fraternidade e Excluídos", a manifestação se tornou ecumênica e foi abraçada também por vários segmentos da sociedade civil.

Edição: Paula Castro / L Pedrosa

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo