Migrantes retidos em aeroporto não serão repatriados automaticamente

Publicado em 07/09/2024 - 16:16 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Migrantes retidos no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, não podem ser repatriados automaticamente. A decisão da Justiça Federal, anunciada na última quinta-feira, se aplica a três grupos, totalizando cerca de 70 pessoas do Vietnã e do Nepal. Esses migrantes receberam habeas corpus, o que impede a repatriação até que uma nova sentença seja emitida pelo Judiciário.

A decisão foi tomada a pedido da Defensoria Pública da União (DPU), que critica as novas regras implementadas pelo governo federal em 26 de agosto. Essas normas exigem que a solicitação de refúgio seja feita no país de origem, em resposta à prática de alguns migrantes que usavam o Brasil como ponto de conexão para seguir, por terra, até os Estados Unidos. Dessa forma, migrantes cujo destino final é outro país, mas que não possuem visto de entrada, podem ser barrados pela Polícia Federal ao pedir refúgio no Brasil.

Os defensores argumentam que esses migrantes têm o direito legal de solicitar refúgio no Brasil, com base na Lei do Refúgio de 1997 e no princípio do direito internacional que impede a devolução de possíveis refugiados, para evitar que enfrentem riscos em seus países de origem. A decisão abre precedentes para que outras repatriações compulsórias sejam contestadas na Justiça.

A situação dos migrantes no aeroporto de Guarulhos, a principal porta de entrada ao país, é precária. Em agosto, mais de 650 viajantes ficaram retidos simultaneamente no terminal. Na última terça-feira, esse número havia caído para 120.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Mais de mil detentos são transferidos de presídio no RJ

Após a descoberta de um túnel para fuga em massa de presos da facção criminosa Comando Vermelho, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária transferiu nesta sexta-feira, 6, os 1.067 internos para a Penitenciária Moniz Sodré.

Baixar arquivo
Geral

Migrantes retidos em aeroporto não serão repatriados automaticamente

A decisão da Justiça Federal, anunciada na última quinta-feira, se aplica a três grupos, totalizando cerca de 70 pessoas do Vietnã e do Nepal. Esses migrantes receberam habeas corpus, o que impede a repatriação até que uma nova sentença seja emitida pelo Judiciário.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo