História Hoje: há 85 anos, Rei George VI era coroado

Foi a primeira coroação a ser transmitida no rádio e no cinema

Publicado em 12/05/2022 - 10:06 Por Dilson Santa Fé - Locutor da Rede Nacional de Rádio - Brasília

Trinta e dois mil soldados. Vinte mil policiais. Todos alinhados por dez quilômetros para conter a multidão durante o cortejo para a coroação do príncipe Albert como Rei George VI em 12 de maio de 1937. Seguindo a tradição, a cerimônia foi realizada na Abadia de Westminster, em Londres, para oito mil convidados. Além da família real e membros do parlamento britânico, também estavam presentes chefes de Estado de outros países. A coroação de George VI, pai da atual Rainha do Reino Unido, foi a primeira a ser transmitida no rádio e no cinema.

O príncipe Albert, duque de York, era o segundo filho do rei George V e da rainha Mary. Não era o primeiro na linha de sucessão, mas se tornou rei após seu irmão, o Rei Eduardo VIII, abrir mão do trono em dezembro de 1936. A data da coroação já havia sido escolhida antes da abdicação.

Pela primeira vez, duas rainhas e uma herdeira do trono estiveram presentes em uma cerimônia de coroação. Por conta disso, foi preciso fazer alguns arranjos especiais para acomodá-las. No recinto do Santuário, na Galeria Real, foi colocada uma cadeira para a Rainha Mary, mãe de George VI, e ao seu lado uma para a Princesa Elizabeth, que tinha 11 anos na época.

A coroação seguiu o mesmo ritual desde o século XI. O monarca deixou o Palácio de Buckingham em uma carruagem e seguiu até a Abadia de Westminster. Entrou pela porta oeste e, depois de ser aclamado pelos convidados, o Rei George VI dirigiu-se ao altar para ser ungido pelo celebrante, receber o manto e as joias da coroa, e por fim, ser coroado. Em outro momento, a esposa, Rainha Elizabeth, também se ajoelhou no altar e recebeu a coroa.

A cerimônia teve a cobertura da BBC. Um grande avanço para o jornalismo naquela época como a primeira transmissão externa de cinejornal.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Campanha de vacinação: 22% do público-alvo tomou vacina contra gripe

A meta é vacinar 75,8 milhões de pessoas. Mas até agora foram vacinadas 14,4 milhões. 

 

Baixar arquivo
Geral

Apoiadores de Bolsonaro fazem ato público no Rio de Janeiro

Os discursos de aliados do ex-presidente misturaram política e religião, em favor de Bolsonaro, do dono da rede social X, Elon Musk, e da liberdade de expressão.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra paciente com cólera em Salvador

O caso autóctone da doença – que teve origem no local onde ocorreu o diagnóstico - foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam o direito de escolha na hora do parto e o direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo