Exército de Israel admite ter matado dezenas de civis em Gaza

Desde o início do conflito, mais de 21 mil palestinos foram mortos

Publicado em 28/12/2023 - 20:01 Por Iara Balduino - Repórter da TV Brasil - Brasília

O exército israelense admitiu ter causado a morte de dezenas de civis no campo de refugiados de Al Magazi,em Gaza, no dia 24 de dezembro. Um oficial do exército disse que o uso de munições erradas causou o que chamou de extensos efeitos colaterais nos bombardeios a Al Magazi. Ele também afirmou que a morte de dezenas de civis poderiam ter sido evitadas.

Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, 86 pessoas morreram no ataque ao campo de refugiados Palestino na noite de Natal. E segundo as Nações Unidas, esse número deve aumentar a medida que corpos forem sendo retirados dos escombros. Desde o início do conflito, mais de 21 mil palestinos foram mortos nos ataques israelenses.

As Nações Unidas denunciaram o que chamam de rápida deterioração dos direitos humanos na área ocupada da Cisjordânia e pediram às autoridades israelenses que parem com a violência contra palestinos no território. Segundo o relatório da ONU, no último ano aumentaram os casos de prisões arbitrárias em massa, torturas e maus tratos por parte das forças israelenses. Houve aumento exponencial de ataques de colônos armados contra palestinos e restrições de movimento discriminatórias e contínuas contra a população.

Ainda segundo as Nações Unidas, de 1º de janeiro a 27 de dezembro de 2023, 492 palestinos foram mortos pelas forças de Israel na Cisjordânia.

* Com informações agência Reuters.

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: Ringo Starr recebe título de Doutor Honoris Causa

No dia 7 de maio de 2022, o ex-baterista dos Beatles recebeu o título por ter se destacado na música.

Baixar arquivo
Geral

Senado cria comissão para acompanhar ações no RS

Segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a Comissão vai acompanhar as medidas do executivo estadual e federal e centralizar as iniciativas legislativass. Entre elas a viabilização de recursos para ajudar o governo do estado e prefeituras e a análise da suspensão da dívida do Rio Grande do Sul com a União.

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil: chuvas no Rio Grande do Sul já provocaram 85 mortes

Levantamento da Defesa Civil mostra que 1,4 milhão de pessoas foram afetadas ou estão desabrigadas ou desalojadas.

Baixar arquivo
Internacional

Hamas aceita proposta de cessar-fogo; Israel nega ter concordado

Já era início da noite em Gaza quando chegou a notícia de que o Hamas havia concordado com um cessar-fogo. Multidões foram às ruas comemorar em vários pontos, como em Rafah, no sul.

Baixar arquivo
Geral

Governo federal cria escritório de monitoramento no Rio Grande do Sul

O local em Porto Alegre vai centralizar as ações do apoio federal ao estado na recuperação dos danos causados pelas chuvas.

Baixar arquivo
Política

Lula assina projeto para agilizar ações de apoio ao Rio Grande do Sul

O projeto de decreto legislativo foi assinado na sala de situação, no Palácio do Planalto, e passará por aprovação do Congresso Nacional. 

Baixar arquivo