Giro Internacional destaca o encontro de Putin e o líder norte-coreano

Publicado em 18/06/2024 - 22:45 Por Iara Balduíno - Repórter da TV Brasil - Brasília

O presidente russo Vladmir Putin chegou hoje à capital da Coréia do Norte, Pyongyang, para se encontrar com o líder do país asiático, Kim Jong Un.  

Essa é a primeira visita de Putin à Coréia do Norte em 24 anos. O presidente russo já havia dito que pretende estreitar os laços entre os dois países. Segundo a mídia coreana, Vladmir Putin e Kim Jong Un devem assinar um acordo de cooperação em segurança. Mas o Kremlin nega que as medidas sejam direcionadas a algum país específico.

De acodo com a Ucrânia, ao menos 50 mísseis lançados por moscou contra o país teriam sido fabricados na coreia do norte. O Secretário Geral da Otan, Jens Stoltenberg, e o secretário de estado norte americano, Antony Blinken, expressaram preocupação com a visita e temem que a Rússia apoie o programa nuclear da Coréia do Norte.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou um programa que vai ajudar cerca de 550 mil imigrantes ilegais a obterem a cidadania norte americana. Entre os beneficiados estão 500 mil pessoas casadas com americanos. E 50 mil crianças e jovens menores de 21 anos que sejam filhos de um dos pais com cidadania norte americana. A decisão da casa branca vem poucos dias após o presidente decretar o fechamento parcial da fronteira do país com o México para conter a imigração ilegal nos estados unidos.

A justiça da Espanha autorizou que jovens de 16 e 17 anos façam aborto sem a autorização dos responsáveis. A lei que tratava do assunto foi aprovada pelo parlamento no ano passado. Mas o partido de extrema direita Vox entrou com pedido para que o assunto fosse analisado pelo tribunal constitucional do país. A sentença dos magistrados foi dada hoje. Na Espanha o aborto é permitido até a décima quarta semana de gestação em qualquer circunstância. E até a vigésima segunda em casos de risco ao feto ou à gestante. Depois disso, a interrupção da gravidez é permitida apenas se o feto for incompatível com a vida.

Com informações da Agência Reuters, da TV Brasil em Brasília, Iara Balduíno.

Edição: Bianca Paiva / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Direitos Humanos

Famílias atingidas pelas chuvas ocupam prédios em Porto Alegre

Pelo menos quatro prédios abandonados já foram ocupados no centro da capital gaúcha. As novas ocupações são sintomas do agravamento da falta de moradia em Porto Alegre.

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais terão que comprovar cumprimento de decisão sobre assistolia

No mês passado, o ministro Alexandre de Moraes suspendeu resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proibia a assistolia fetal nos casos de aborto previstos em lei. De acordo com o ministro, os administradores deverão ser responsabilizados pessoalmente em caso de descumprimento da determinação.

 

Baixar arquivo
Geral

Registro de sinistros e indenizações no RS já somam R$ 3,9 bilhões

Em primeiro lugar, estão os sinistros residenciais e habitacionais, com 22,6 mil registros. De automóveis, são 19 mil sinistros.

Baixar arquivo
Internacional

Governo de Israel sabia do ataque do Hamas, segundo TV pública do país

Emissora divulgou documentos mostrando que governo de Netanyahu já sabia do ataque três semanas antes do ocorrido. Cresce tensão entre Israel e Hezbollah. Rússia e Coreia do Norte assinam acordo e peregrinos morrem em Meca, cidade sagrada dos mulçumanos

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: Botafogo joga contra Athletico-PR pelo Brasileirão

Na luta contra o rebaixamento, Atlético-GO e Criciúma se enfrentam no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia.

Baixar arquivo
Cultura

Cinema Brasileiro: primeiro filme feito no país completa 126 anos

As imagens da Baia da Guanabara, no Rio de Janeiro, foram as primeiras a serem feitas no país. Foi em 19 de junho de 1898. Por isso, a data entrou para o calendário com o dia do Cinema Brasileiro.

Baixar arquivo