Brasil assume embaixada da Argentina na Venezuela

Presidente argentino, Javier Milei, agradece ao Brasil

Publicado em 01/08/2024 - 14:56 Por Gabriel Correa - repórter da Rádio Nacional * - São Luís

O Brasil assumiu a embaixada da Argentina na Venezuela após Nicolás Maduro ter expulsado representantes argentinos de Caracas. A bandeira brasileira foi hasteada no local. O presidente argentino, Javier Milei, agradeceu ao Brasil na manhã desta quinta-feira (1º) pela representação temporária dos interesses da República Argentina no país.

Milei escreveu que "os laços de amizade que unem a Argentina ao Brasil são muito fortes e históricos", e que a expulsão do corpo diplomático foi em represália à posição argentina, de que houve fraude nas eleições venezuelanas no último domingo.

A Venezuela também suspendeu voos comerciais entre com o Peru até o final do mês. Por isso, o Itamaraty alertou aos brasileiros, que tenham voos com escala ou com destino ao Peru, para entrarem em contato com a companhia aérea para remarcação de passagens.

Na quarta (31), o Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos votou uma resolução, pedindo acesso às atas da votação e a revisão dos resultados das eleições. Essa resolução, porém, não foi aprovada. Dezessete países foram a favor, como Estados Unidos e Argentina. Onze países se abstiveram, entre eles o Brasil. 

O diplomata Benoni Belli, representante do Brasil, disse que o país ainda aguarda a divulgação dos dados eleitorais por mesa de votação e que está preocupado com casos de violência na Venezuela.

Na noite de quarta-feira, Nicolás Maduro divulgou em suas redes sociais um vídeo em que fala com tropas venezuelanas. Ele diz que as forças policiais estão enfrentando "criminosos" e "terroristas", treinados no exterior.

Ministros das Relações Exteriores do G7, as maiores economias do mundo, também pediram os resultados detalhados das eleições. A organização internacional de direitos humanos, Human Rights Watch, foi informada de que pelo menos 20 mortes teriam ocorrido durante protestos após a divulgação dos resultados. A ONG Foro Penal contabiliza 429 prisões.

*Com produção Beatriz Evaristo

Edição: Ana Lúcia Caldas / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

Mais de mil detentos são transferidos de presídio no RJ

Após a descoberta de um túnel para fuga em massa de presos da facção criminosa Comando Vermelho, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária transferiu nesta sexta-feira, 6, os 1.067 internos para a Penitenciária Moniz Sodré.

Baixar arquivo
Geral

Migrantes retidos em aeroporto não serão repatriados automaticamente

A decisão da Justiça Federal, anunciada na última quinta-feira, se aplica a três grupos, totalizando cerca de 70 pessoas do Vietnã e do Nepal. Esses migrantes receberam habeas corpus, o que impede a repatriação até que uma nova sentença seja emitida pelo Judiciário.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo