Macron elogia Lula por posição do Brasil em relação a Venezuela

Presidente francês ligou para Lula que cumpre agenda no Chile

Publicado em 05/08/2024 - 16:55 Por Sayonara Moreno - Brasília

Durante viagem oficial ao Chile, o presidente Lula recebeu um telefonema do presidente da França, Emmanuel Macron, nesta segunda-feira (5).  

Segundo o Palácio do Planalto, o líder francês elogiou Lula pela carta conjunta emitida por Brasil, Colômbia e México, que incentiva o diálogo entre o governo venezuelano e a oposição no país vizinho, diante das eleições presidenciais.  

Lula disse à Macron que busca uma solução pacífica entre as partes e que respeita a soberania do povo venezuelano.  

Na última quinta-feira (1), os governos do Brasil, Colômbia e México manifestaram, em nota conjunta, solidariedade ao povo venezuelano, que foi às urnas em 28 de julho. No texto, os três países dizem esperar que as autoridades eleitorais da Venezuela “divulguem publicamente os dados desagregados por mesa de votação”, como forma de verificar os resultados de forma imparcial.  

O presidente Lula reiterou seu compromisso com a busca de uma solução pacífica entre as partes e que respeite a soberania do povo venezuelano. 

Como presidente do país sede dos Jogos Olímpicos 2024, Emannuel Macron ainda agradeceu, na ligação, a presença da primeira-dama Janja da Silva, na abertura da das Olimpíadas de Paris.

Edição: Nadia Faggiani / Eliane Gonçalves

Últimas notícias
Cultura

Começa a Mostra de Cinemas Africanos

As exibições serão em São Paulo e Salvador. Curtas e longas metragens de 14 países africanos contam sobre o trauma, o luto da violência colonial e o direito à restituição histórica.

Baixar arquivo
Política

Deputados aprovam processo que pode cassar mandato de Glauber Braga

O parlamentar é acusado de quebra de decoro por ter expulsado da Câmara e agredido, em abril passado, o integrante do grupo MBL, Gabriel Costenaro.

Baixar arquivo
Política

CCJ adia discussão da anistia de golpistas para depois das eleições

A proposta prevê anistia para as pessoas que depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023, incluindo aqueles que financiaram e apoiaram os atos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil estuda o retorno do horário de verão

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckimin, concordou que o horário de verão é uma das alternativas, mas é preciso também economizar na conta de luz.

Baixar arquivo
Política

Dino determina que CGU amplie levantamento sobre orçamento secreto

Ministro quer que a pesquisa sobre os municípios que mais se beneficiaram englobe, pelo menos, seis municípios das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O levantamento sobre a Região Norte já foi entregue à corte. Flávio Dino deu um prazo de 60 dias para a CGU concluir o trabalho.

Baixar arquivo
Geral

RS: auxílio reconstrução atendeu cerca de 370 mil famílias

Governo divulgou balanço das ações de reconstrução do estado, depois das enchentes de maio. Segundo o ministro, Paulo Pimenta, as medidas fizeram a economia do estado reagir antes das previsões com crescimento nos empregos, na indústria e no comércio.

Baixar arquivo