STF adia julgamento sobre cumprimento de pena após condenação por júri

STF

Publicado em 27/04/2020 - 17:15 Por Leandro Martins - Brasília

O Supremo Tribunal Federal adiou o julgamento sobre o início imediato do cumprimento de pena depois de condenação pelo tribunal do júri – onde se julgam os crimes dolosos contra a vida.

 

Mesmo sem ter ainda os votos de todos os ministros, o adiamento foi provocado por um pedido de vista – quando se solicita mais tempo para análise – pelo ministro Ricardo Lewandowski.  O julgamento começou na última sexta-feira (24), no plenário virtual.

 

Uma definição sobre o assunto é aguardada desde que, em novembro do ano passado, o Supremo decidiu que a execução de pena deve começar somente após o trânsito em julgado - quando não há mais possibilidade de recurso a tribunais superiores, mas essa norma se aplica a casos que não vão a júri.

 

A decisão do STF vai servir de parâmetro para todos os recursos sobre o assunto em tramitação no país. No entanto, com o pedido de vista, não há prazo definido para que a matéria volte à pauta.

Últimas notícias
Política

Execução de políticas públicas para povos indígenas teve queda em 2023

Apesar do orçamento autorizado inicialmente ter sido 25% maior, a execução financeira do órgão ao longo do ano foi de cerca de R$ 590 milhões, enquanto que em 2022 ficou em pouco mais de R$ 666 milhões.

Baixar arquivo
Geral

Deputado é o 1º parlamentar condenado por violência política de gênero

A decisão do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro foi em resposta às ofensas proferidas pelo deputado estadual Rodrigo Amorim, do União Brasil, contra a vereadora trans Benny Briolly, do PSOL de Niterói, município na região metropolitana.

Baixar arquivo
Geral

Cemaden alerta que chuvas no RS podem piorar no fim de semana

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais emitiu 30 alertas vermelhos com risco de alagamentos e deslizamentos de terra.

Baixar arquivo
Geral

Sobe para 31 o número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul

As chuvas intensas dos próximos dias podem provocar a maior tragédia ambiental do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam no país

Aumentaram principalmente as infecções pelo vírus da influenza e sincicial respiratório

Baixar arquivo
Esportes

Vela do Brasil terá 12 atletas nos Jogos Olímpicos de Paris

A confirmação foi dada pela Confederação Brasileira de Vela na noite desta quinta-feira (2)

Baixar arquivo