Ministro Fux assume a presidência do STF hoje (10)

O acesso ao plenário da Corte será restrito devido à pandemia

Publicado em 10/09/2020 - 09:19 Por Victor Ribeiro - Brasília

O ministro Luiz Fux toma posse nesta quinta-feira (10), como novo presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça. A cerimônia está marcada para as 4 horas da tarde e o acesso ao plenário da Corte será bastante restrito, devido às medidas de combate à pandemia do coronavírus.

Apenas os chefes dos três Poderes, demais ministros do Supremo, o presidente da OAB, o procurador-geral da República e alguns poucos familiares do ministro Fux poderão comparecer presencialmente.

As demais autoridades e os convidados poderão acompanhar a sessão pela internet e pela TV e Rádio Justiça. Não haverá cumprimentos após a solenidade.

A última sessão plenária presidida por Antônio Dias Toffoli, foi nessa quarta-feira (09) e trouxe na pauta de julgamentos temas de direito tributário. A sessão plenária encerrou com homenagens a Toffoli. Alguns ministros da Corte e o procurador-geral discursaram. O presidente Jair Bolsonaro fez uma visita de cortesia, acompanhado de alguns ministros, como o advogado-geral da União, José Levi.

Dias Toffoli também discursou. Ele agradeceu a cooperação dos ministros do Supremo e destacou a atuação da Corte no combate à desinformação e às mentiras - as fake news. O ministro também chamou atenção para a importância do diálogo na construção de um país melhor, tanto entre os representantes dos três Poderes quanto com os movimentos sociais. Toffoli defendeu a harmonia e a autonomia entre os Poderes.

Também nessa quarta, Dias Toffoli recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Mérito do Congresso Nacional - maior honraria concedida pelo Poder Legislativo.

O mandato de Luiz Fux tem duração de dois anos e a ministra Rosa Weber será a vice presidente tanto do Supremo quanto do Conselho Nacional de Justiça.

 

 

 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo