STF tem maioria para que André do Rap volte à prisão

Julgamento foi suspenso com 6 votos a 0 e será retomado nesta quinta

Publicado em 14/10/2020 - 21:30 Por Kariane Costa - Brasília

Supremo forma maioria pela volta do traficante André do Rap à cadeia. Com um placar de 6 a 0, o julgamento foi suspenso e será retomado nesta quinta-feira com o voto da ministra Cármen Lúcia.

Quem abriu a rodada de votação foi o presidente do STF, Luiz Fux. Ele votou para manter a ordem de prisão contra o traficante André do Rap e disse que criminoso debochou da Justiça.

O voto de Fux foi acompanhado pelo dos ministros Roberto Barroso, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Rosa Weber e Dias Toffoli.

Para os magistrados, a lei por si só não pode mandar prender ou soltar, é necessário a figura de um juiz. Ou seja, quando a prisão preventiva não for renovada em 90 dias, a soltura do preso não pode ser automática e não vale para condenados em segunda instância.

Na última semana, o ministro Marco Aurélio Mello concedeu liberdade ao traficante. Ele se baseou na Lei do pacote anticrime, que prevê que o preso tem direito a uma reavaliação da prisão preventiva a cada 90 dias, o que não ocorreu.

No mesmo dia, o presidente da corte, Luiz Fux, derrubou a decisão de Marco Aurélio e determinou novamente a prisão do traficante, alegando que ela era necessária por se tratar de um criminoso perigoso. Mas o André do Rap já tinha fugido das autoridades, e até a noite dessa quarta-feira, continuava foragido.

André do Rap já foi condenado a penas que, juntas, somam mais de 25 anos pelo crime de tráfico internacional de drogas.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo