MPE entra com ação contra Crivella por abuso de poder político

Denúncia inclui também a candidata a vice, Andrea Firmo, e um servidor

Publicado em 18/12/2020 - 13:00 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

O Ministério Público Eleitoral ajuizou ação contra o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, candidato derrotado à reeleição, sua candidata a vice-prefeita, Andrea Firmo de Araújo, e o servidor municipal Marcos Paulo de Oliveira Luciano por abuso de poder político e por conduta vedada.

A ação é referente ao caso que ficou conhecido como Guardiões do Crivella.

O MPE aponta que, no curso da campanha deste ano, foram constatados atos abusivos com viés político em benefício da candidatura de Crivella e sua vice. Segundo a Promotoria Eleitoral, servidores públicos municipais foram designados para ficar de prontidão em unidades de saúde da cidade para dificultar a realização de matérias jornalísticas. Os servidores foram organizados em grupos de conversa por aplicativo onde recebiam diretrizes.

Os servidores designados recebiam ordens e prestavam contas ao servidor Marcos Paulo de Oliveira Luciano, assessor especial de Crivella e administrador dos grupos.

O MP requer à Justiça o reconhecimento do abuso de poder político e a declaração de inelegibilidade nos oito anos subsequentes à eleição de 2020 em que se verificaram os fatos e cassação do registro ou do diploma além da aplicação de multa.

Em nota, a assessoria de Crivella informa que o grupo denominado Guardiões do Crivella não se prestava a coibir a imprensa. Disse ainda que a ação proposta foi uma representação eleitoral e não uma denúncia, e que não houve notificação judicial para que fossem prestadas informações sobre o caso.

A assessoria de Andrea Firmo de Araújo e a defesa do servidor municipal Marcos Paulo de Oliveira Luciano não foram localizadas até o fechamento da reportagem.

 

 

Últimas notícias
Saúde

OMS abre consulta para mudar nome da varíola dos macacos

A nomeação das espécies de vírus é de responsabilidades do Comitê Internacional de Taxonomia de vírus

Baixar arquivo
Saúde

Diabetes gestacional pode trazer mais riscos na hora do parto

O problema ocorre devido a mudanças hormonais que a mulher sofre durante a gestação

Baixar arquivo
Justiça

Termina quinta-feira o prazo para requerer voto em transito

Podem requerer o benefício os eleitores que não poderão estar no domicílio eleitoral no dia da votação, que será em 2 de outubro, para o primeiro turno; e 30 de outubro, onde houver segundo turno.

Baixar arquivo
Política

Eleições 2022: enquetes e sondagens estão proibidas

O tribunal define enquete ou sondagem como levantamento de opiniões sem a utilização de um método científico

Baixar arquivo
Educação

Prouni 2022: prazo para documentação vai até 24 de agosto

A apresentação da documentação pode ser feita presencialmente ou virtualmente a depender da instituição de ensino

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Exoesqueleto robótico auxilia a recuperação do movimento das pernas

A ideia do ExoTAO é o de ser uma órtese inteligente, um exoesqueleto robótico que ajude pessoas que perderam o movimento das pernas a recuperarem a capacidade de locomoção.

Baixar arquivo