AGU faz força-tarefa para monitorar judicialização do Enem

Este ano pode haver demanda por causa de restrições da pandemia

Publicado em 08/01/2021 - 19:25 Por Gésio Passos - Brasília

Começou nesta sexta-feira uma força-tarefa da Advocacia-Geral da União (AGU) para monitorara processos judiciais relacionados ao Enem.

O grupo vai atuar em todos estados do país, contando ao todo com 75 procuradores federais, disponíveis 24 horas por dia para garantir a realização do exame. A força-tarefa vai até o dia da última prova, 7 de fevereiro.

A procuradora federal Mônica Kouri de Oliveira, coordenadora da Equipe Nacional Especializada em Educação, afirma que os procuradores são destacados para garantir a segurança jurídica do Enem.

As demandas mais frequentes relacionadas ao exame são sobre locais de prova, alteração de dados e pagamento do boleto de inscrição.

Mas, com a segunda onda da pandemia, novas medidas de restrições adotadas por estado e municípios podem afetar a realização das provas. A procuradora Mônica Kouri afirma que, caso isto ocorra, vai ser analisado de acordo com a situação sanitária.

O Inep, órgão do MEC responsável pelo Enem, preparou medidas para evitar contaminação pela Covid-19 durante a prova. Houve um aumento do distanciamento entre os candidatos no dia do exame, e a ampliação em 20% do número de salas onde serão aplicadas as provas. O uso da máscara será obrigatório. Também será disponibilizado álcool em gel em todas as salas.                                                                

As provas impressas do Enem ocorrerão nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. As provas digitais, uma inovação deste ano, serão no dia 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Os candidatos com sintomas ou contaminados pela Covid ou outra doença infectocontagiosa poderão solicitar a reaplicação do exame, que será nos dias 24 e 25 de fevereiro. O pedido deve ser feito na página do Enem na internet ou no telefone 0800-616161.

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e a União Nacional dos Estudantes, em nota, nessa quinta-feira, defenderam um novo adiamento da data do Enem alegando falta de segurança para a realização da prova neste momento de pandemia.  Mais de 5,7 milhões de pessoas se inscreveram para a edição 2020 do Enem.                                             

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Meio Ambiente

Próximo à COP26, governo cria comitê sobre mudanças climáticas

Também foi criado nesta segunda-feira (25) o Programa Nacional de Crescimento Verde, coordenado pelos ministérios do Meio Ambiente e da Economia. A iniciativa tem como objetivo aliar a redução das emissões de carbono, conservação de florestas e uso racional de recursos naturais com geração de emprego verde e crescimento econômico.

Baixar arquivo
Economia

Estudo da UFSCar aponta que 3/4 do comércio de vizinhança é de comida

ma pesquisa da Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, analisou esse tipo de comércio, tanto em edifícios residenciais quanto em um condomínio de casas, de abril a novembro do ano passado. E descobriu que a cada quatro vizinhos comerciantes, três vendem algum tipo de alimento.

Baixar arquivo
Política

Justiça Eleitoral vai centralizar dados sobre direitos políticos

São aqueles que definem em que casos as pessoas não podem votar ou em que situações elas não podem ser eleitas. Para isso, o Infodip, Sistema de Informações de Óbitos e Direitos Políticos, passará a ser centralizado no Tribunal Superior Eleitoral, em vez de ficar dividido entre os tribunais regionais.

Baixar arquivo
Saúde

Governo do RJ investiga morte de policiais com febre maculosa

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro investiga as mortes de dois policiais militares com suspeita de febre maculosa.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Código com leis que defendem as mulheres é lançado em São Paulo

A lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador João Dória, no último dia 15, reúne todas as leis que tratam de direitos das mulheres.

Baixar arquivo
Saúde

Rede de apoio auxilia pacientes a superar o câncer

Segundo a psicóloga Jucileia Rezende Souza, o suporte social é fundamental para a pessoa em tratamento de câncer.

Baixar arquivo