Aumenta quantidade de domésticas sem carteira assinada na Bahia

Advogado ensina como denunciar violação de direitos trabalhistas

Publicado em 29/04/2022 - 10:05 Por Raíssa Novaes - repórter da Rádio Educadora FM para a Rádio Nacional - Salvador

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam um aumento de 29% na quantidade de trabalhadores domésticos na Bahia, e ainda um aumento de 39% na parcela desses trabalhadores que não possuem carteira assinada.

Mesmo com a PEC das domésticas, que regulamentou a profissão e ampliou os benefícios em 2015, as irregularidades presentes na área ainda são muitas. O advogado trabalhista Alexandro Santana destaca que é preciso haver algum tipo de denúncia para que os casos sejam investigados.

“Para que ocorra a fiscalização, ela tem que ser provocada. Falando de uma situação em que o empregado doméstico tem seus direitos violados, ele tem tanto a opção de fazer denúncia ao Ministério Público do Trabalho (MPT) - o que não é o mais comum, o MPT nesse caso iria lá constatar a existência de irregularidade - ou a outra alternativa, que é a mais normal, é o empregado doméstico procurar os seus direitos na Justiça do Trabalho”.

Ele explica que a necessidade do emprego é o que faz com que muitos desses trabalhadores não procurem seus direitos.

“A gente sabe que a primeira medida que seria adotada pelo empregador seria a de demissão do empregado que está reclamando dele na Justiça. Mas não é porque ele é empregado doméstico que os seus direitos trabalhistas não devem ser respeitados. É o empregador que está desrespeitando essas garantias que ele possui, hoje, em pé de igualdade com qualquer outro empregado”.

No caso da denúncia realizada, é possível que o empregador tenha que pagar tudo o que deve, inclusive retroativo, segundo o advogado.

“Se a denúncia for feita ao Ministério Público do Trabalho, o MPT vai notificar o empregador, vai abrir inquérito e, ao final do inquérito, vai oferecer uma denúncia. Se o empregado for à Justiça do Trabalho, como faz um bancário, um comerciário, haverá um processo trabalhista, onde será comprovada essa situação e o empregador será condenado a pagar tudo aquilo que efetivamente deve, inclusive retroativamente à data da admissão. Essa condenação incluirá ainda a anotação da carteira de trabalho para fins previdenciários”.

De acordo com a Superintendência Regional do Trabalho na Bahia, as principais irregularidades em 2021 foram extrapolação dos limites de jornada; falta de registro de vínculo empregatício; ausência de recolhimento de FGTS; e falta de entrega aos trabalhadores do recibo de salário.

Em 2021, de acordo com o órgão, foram 25 denúncias sobre trabalho doméstico análogo à escravidão. Este ano já são 10 denúncias do mesmo tipo.

O principal canal de denúncia por telefone é o Disque 100. Além disso, é possível denunciar perante o Ministério Público do Trabalho e procuradorias regionais, seja presencialmente ou online. O MPT também possui um aplicativo de denúncias disponível para Android e IOS, chamado MPT Pardal.

Edição: Rádio Nacional/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo