A Polícia Federal deflagrou, nesta terça, a operação Bulk contra um esquema de tráfico internacional de drogas que envolvia funcionários e prestadores de serviços de aeroportos. Foram cumpridos 23 mandados de prisão preventiva e 24 de busca e apreensão em cidades do estado de São Paulo e um mandado também foi cumprido pela Interpol em Portugal após representação da Polícia Federal brasileira.
Além das prisões, foi determinado o sequestro de bens dos suspeitos em aproximadamente R$ 53 milhões. Em um dos vídeos divulgados pela Polícia Federal, é possível ver os policiais entrando dentro de uma mansão de luxo para fazer as apreensões.
De acordo com a Polícia Federal, a investigação começou em 2021, dentro deste período a polícia apreendeu mais de 880 quilos de cocaína em nove operações, três delas que ocorreram em Guarulhos, duas em Lisboa, em Portugal, uma em Frankurt, na Alemanha, e três em Amsterdã, na Holanda.
Os criminosos se associavam a funcionários de aeroportos para que eles introduzissem carregamentos de cocaína no interior de aeronaves comerciais que realizavam voos regulares. Fora do aeroporto, uma organização com coordenação hierárquica adquiria e armazenava grandes quantidades de cocaína, fazendo negociações para envio da droga para destinatários do exterior.
Os investigados na operação de hoje vão responder pelos crimes de associação para o tráfico e tráfico internacional de drogas, e as penas variam de 10 a 25 anos de prisão.




