A investigação sobre suposta extorsão promovida pelo ex-juiz e senador Sérgio Moro e o ex-procurador da República e deputado federal Deltan Dallagnol continua no Supremo Tribunal Federal.
A decisão é do ministro Ricardo Lewandowski e envolve denúncia feita pelo advogado Tacla Duran, que atuava na defesa da empresa Odebrecht na Lava Jato.
Em março deste ano, durante depoimento à 13° Vara Federal de Curitiba, Duran disse ter sido alvo, em 2016, de tentativa de extorsão por Sérgio Moro e por Deltan Dallagnol.
A Procuradoria-Geral da República defendeu que o caso fique no STF, porque alguns dos supostos atos podem ter sido praticados no exercício de cargos com foro especial por prerrogativa de função.
De acordo com a Procuradoria, a cronologia dos fatos aponta para eventual interferência de Sérgio Moro nos processos da Lava Jato, inclusive aqueles envolvendo Rodrigo Tacla Duran, enquanto Moro ainda era Ministro da Justiça, além da suposta interferência na condição de juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba.
Pelas redes sociais, o senador Sérgio Moro disse que o processo não é de competência do Supremo, visto que os fatos inventados seriam anteriores ao mandato de senador. Afirmou que vai recorrer quando tiver acesso aos autos.
A produção tentou contato com o deputado Deltan Dallagnol, mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Arpoador e praia de Ipanema são tomadas por banhistas nesta segunda-feira de sol intenso no verão carioca.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Isac Nóbrega/PR Brasília (DF), 02/04/2020 - Ministro da Casa Civil Braga Netto durante coletiva de Imprensa no Palácio do Planalto sobre as ações de enfrentamento no combate ao Covid-19. Foto: Isac Nóbrega/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Dinheiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![André Oliveira/Commons.Wikimedia/Arquivo Brasília (DF) 20/10/2024 - Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre (RS)
Foto: André Oliveira/Commons.Wikimedia/Arquivo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 15/12/2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva fala durante entrevista coletiva após cirurgia no hsopital Sírio-Libanês. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)