MPF investiga motorista de aplicativo por racismo religioso

Publicado em 04/05/2023 - 17:22 Por Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público Federal vai investigar um caso de racismo religioso, divulgado pela imprensa nos últimos dias.  

Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, um motorista de aplicativo teria se recusado a transportar uma família que vestia trajes do Candomblé no último fim de semana.

O MPF pede para que a empresa Uber preste informações sobre a situação e as medidas preventivas que adota para impedir que usuários e motoristas pratiquem racismo religioso. A Uber tem 10 dias para responder. 

A notícia-crime foi instaurada no âmbito da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio de Janeiro. Ao determinar a abertura do procedimento, os procuradores regionais dos Direitos do Cidadão Jaime Mitropoulos, Julio Araujo e Aline Caixeta ressaltaram a necessidade de acompanhamento e de fiscalização dos serviços de transporte no que diz respeito a possíveis tratamentos discriminatórios dispensados aos usuários dos aplicativos de transporte. 

Lembraram, ainda, que a liberdade de consciência e de crença é elemento fundamental não apenas da liberdade religiosa, mas do princípio da dignidade humana, preceitos resguardados pela Constituição Federal. 

No documento de instauração do MPF, os procuradores mencionam a possibilidade de haver medidas reparatórias em virtude dos danos morais coletivos provocados pelo ato discriminatório, e se há necessidade de aprimorar as políticas públicas de enfrentamento do racismo religioso. 

Também consta do procedimento pedido para que a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância informe sobre a possibilidade de instauração de inquérito policial, bem como sobre eventuais diligências que possam auxiliar na apuração dos fatos. 

Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Internacional

Venezuela: Opositor nega que cometeu crime ao divulgar atas da eleição

A Justiça venezuelana emitiu uma ordem de prisão contra Edmundo Gonzales. O opositor está na Venezuela e negou ofertas de asilo.

Baixar arquivo
Justiça

STF alerta para golpes financeiros em nome do tribunal

As mensagens enviadas por criminosos ameaçam consequências jurídicas graves, caso não haja o pagamento de valores. A ação dos ladrões também é usada para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas e dados bancários.

Baixar arquivo
Educação

Conselho de Segurança Alimentar pede reajuste dos valores da merenda

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Elisabetta Recine, enviou ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, um ofício pedindo mais recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em 2025. 

Baixar arquivo
Geral

RJ: Gaeco denuncia 58 policiais e requer bloqueio de R$ 300 milhões

Entre eles estão 29 policiais militares na ativa, 11 ex-policiais ou aposentados, 12 policiais civis, dois ex-policiais civis ou aposentados, um policial penal e três delegados de polícia.

Baixar arquivo
Esportes

João Pedro já está com a seleção brasileira para jogo contra Equador

João Pedro (do Brighton) foi convocado para a seleção brasileira para disputar a sétima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante substitui Pedro (do Flamengo) que sofreu grave lesão. 

Baixar arquivo
Economia

Endividamento das famílias recua pelo segundo mês consecutivo

O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer diminuiu de 78,5% em julho para 78% em agosto. Ainda assim, está acima dos 77,4% registrados em agosto do ano passado.

Baixar arquivo