Dino fala de otimismo moderado em relação ao caso Marielle

Publicado em 26/07/2023 - 14:29 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Dois dias depois da divulgação de uma nova etapa nas investigações sobre a morte de Marielle Franco e Anderson Gomes, o ministro da Justiça, Flávio Dino, foi claro: após essa “virada de chave” no caso, é hora de adotar um “otimismo moderado”.  

Isso porque a fase de autoria do crime foi confirmada a partir da delação do ex-policial militar Élcio Queiroz, responsável por dirigir o carro que emboscou a vereadora na noite do dia 14 de março de 2018. 

Agora é focar nos mandantes do crime. Em quem, de fato, mandou matar Marielle. O ministro, em entrevista à Rádio Nacional, disse que novidades sobre o caso surgirão nas próximas semanas. 

Na noite dessa terça-feira (25), Élcio Queiróz foi transferido para o presídio estadual da Papuda, em Brasília. Está, portanto, sob a responsabilidade do governo do Distrito Federal. O ministro disse que esse foi um ponto acertado no acordo de colaboração. E que a preocupação com a segurança é uma constante. 

Uma dessas mortes foi a do ex-policial conhecido como Macalé, citado na delação de Élcio. Ele seria o intermediário entre o mandante do crime e os executores. Aliás, sobre as críticas à delação premiada, o ministro fez esclarecimentos.

Inclusive, o ministro lembrou que todos os cuidados estão sendo tomados com relação a essa delação. É a chamada prova de confirmação. O depoimento de Élcio Queiroz acabou resultando também na prisão do ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa, o Suel. Era ele quem monitorava os passos da vereadora. Suel está preso no presídio federal de Brasília. 

Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo