Justiça absolve ativistas que protestaram contra a Copa de 2014

Publicado em 19/03/2024 - 21:24 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os 23 ativistas acusados de organizar protestos violentos no Rio de Janeiro, entre 2013 e 2014, chamados de black blocks, foram absolvidos pelo Tribunal de Justiça do Estado.

O advogado Ítalo Pires Aguiar, um dos que atuam no caso para defender os ativistas, comemorou a decisão.

"Depois de longos 11 anos de processo, muitos debates e provas anuladas pelos tribunais superiores, mesmo uma decisão dura que condenou os manifestantes a altíssimas penas finalmente a Justiça foi feita. O Tribunal de Justiça absolveu todos os manifestantes da jornada de junho e contra a Copa de 2014 de todas as imputações que inicialmente a eles eram atribuídas". 

O movimento que marcou a história do país começou em São Paulo, em junho de 2013, com protestos contra o aumento de R$ 0,20 na tarifa de transporte, e se espalhou pelo país.

Durante os atos, parte dos manifestantes escondia o rosto para promover depredações e barricadas. As manifestações eram reprimidas pela Polícia Militar com bombas de gás e tiros de borracha.

Em 2018, 23 jovens foram condenados à prisão em regime fechado, com penas entre 5 e 7 anos de reclusão, pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção de menores, dano qualificado, resistência, lesão corporal e posse de artefatos explosivos. Como a condenação foi em primeira instância, todos eles puderam recorrer da decisão em liberdade.

A decisão em segunda instância que absolveu os ativistas ainda pode ser revisada, caso haja recurso no Superior Tribunal de Justiça.

Edição: Daniel Ito / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

Eleições: 214 municípios têm apenas um candidato a prefeito

Entre os candidatos únicos, a maior parte é de homens, brancos, casados, com menor grau de escolaridade e mais novos. E para ser considerado eleito, basta um único voto válido, o que não leva em conta os brancos e nulos.  

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Amazonas enfrenta onda de calor

Os termômetros marcaram 38,4°C em Manaus, na terça-feira (17), sendo o dia mais quente do ano, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Baixar arquivo
Cultura

Festa Literária em Salvador destaca arte e vozes da periferia

A quarta edição da Festa Literária Arte e Identidade acontece em espaços do Centro Histórico de Salvador, desta quinta-feira até sábado. O evento, que é voltado para o público infantojuvenil, possui um cunho antirracista.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Amyr Klink faz a travessia a remo do Atlântico Sul

O navegador brasileiro foi o primeiro homem a conseguir a proeza. Ele remou sozinho por sete mil quilômetros entre a Namíbia, no sudoeste da África, até chegar na Bahia.

Baixar arquivo
Geral

Força Nacional vai combater incêndios florestais em seis estados

Com mais de 1.100 focos de incêndio na Amazônia, a Força Nacional está autorizada a cumprir decisões judiciais de ações de combate às queimadas florestais, nos estados do Amazonas, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Roraima e Acre.  

Baixar arquivo
Geral

STF abre inquérito para apurar denúncias contra Silvio Almeida

O ministro André Mendonça entendeu que o caso deve tramitar no STF porque as acusações de assédio sexual ocorreram quando Sílvio Almeida, que foi demitido no último dia 6, ainda estava no cargo.

Baixar arquivo