STF decide manter suspensão de emendas parlamentares

Publicado em 16/08/2024 - 21:50 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Supremo Tribunal Federal decidiu suspender a execução de emendas parlamentares até que sejam criados mecanismos de transparência e rastreabilidade. A decisão reforçou as liminares proferidas pelo ministro Flávio Dino.

Apenas o ministro Nunes Marques apresentou uma ressalva, discordando do controle prévio das emendas parlamentares por parte de órgãos como TCU, CGU e o SUS. Mas apoiou as demais medidas para que as emendas fossem identificadas e registradas.

Neste mês, Flávio Dino concedeu uma série de liminares suspendendo as emendas Pix, as emendas individuais e de bancada impositivas. Todas elas são instrumentos usados pelos parlamentares para indicar recursos da União para estados, municípios e outros órgãos.

A Câmara e o Senado, apoiados por diversos partidos, recorreram na quinta-feira (15) ao Supremo pedindo ao presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, a suspensão das liminares.

Mas Barroso não acatou o pedido. Em Porto Alegre, nesta sexta-feira (16), o ministro disse que não existe "um cabo de guerra" nem ameaça entre os poderes, que são independentes.

Já o Senado e a Câmara alegam que a medida é uma “interferência drástica e indevida nas decisões políticas dos poderes Executivo e Legislativo”, violando o princípio constitucional da separação de poderes.

No entendimento do parlamento, as decisões causam danos irreparáveis à economia pública, à saúde, à segurança e à própria ordem jurídica.

As emendas parlamentares vêm crescendo ano a ano. Em 2023, foram pagos quase R$ 22 bilhões em emendas. Este ano, o valor previsto é de R$ 52 bilhões.

E por coincidência, ou não, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, colocou em tramitação nesta sexta duas propostas de emendas à Constituição que limitam a ação do Supremo.

As propostas serão avaliadas pela Comissão de Constituição e Justiça.

Edição: Daniella Longuinho / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

Anatel investiga interferência no GPS do aeroporto de Guarulhos

Fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações, estão fazendo plantão por prazo indeterminado para descobrir de onde vêm os sinais clandestinos que têm afetado o Sistema de Posicionamento Global (GPS) no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Baixar arquivo
Economia

Sabatina de Gabriel Galípolo é marcada para o dia 8 de outubro

Data definida pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco. Antes disso,  deverá se reunir com senadores, segundo Pacheco, para apresentar seu pensamento sobre a política monetária, e, depois, passar por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos.

Baixar arquivo
Geral

PE: famílias que vivem em "prédios-caixão" vão receber auxílio-moradia

As 1.344 famílias que vivem nos chamados "prédios-caixão" no Grande Recife poderão receber o novo auxílio-moradia, de acordo com lei publicada no Diário Oficial de Pernambuco, nesta quinta-feira (5).

Baixar arquivo
Cultura

Parintins e Arraial da Pavulagem ganham título de patrimônio cultural

O Festival Folclórico de Parintins, com os Bois Garantido e Caprichoso, e o Arraial do Pavulagem agora são agora são oficialmente Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil.  São duas celebrações populares da Região Norte do país.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

SP: Defesa Civil alerta para alto risco de incêndios até sexta-feira

O tempo em grande parte do estado de São Paulo segue seco e propício para formação de incêndios. Nessa quarta-feira, a defesa civil localizou um incêndio de grandes proporções no Parque Florestal Cantareira, que fica aqui na zona norte da capital paulista.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

PF combate tráfico internacional de aves com Operação Aracê

A Polícia Federal realizou na manhã desta quinta-feira, com o apoio do Ibama, uma ação para reprimir o tráfico internacional de aves silvestres. Estamos falando da Operação Aracê.

Baixar arquivo