Governo federal regulamenta descarte correto de medicamentos

Meio ambiente

Publicado em 05/06/2020 - 20:32 Por Victor Ribeiro - Brasília

Muita gente costuma ter em casa uma caixinha com remédios. Se você é uma dessas pessoas, o que costuma fazer quando termina o prazo de validade dos medicamentos?


Tomar, de jeito nenhum. Mas jogar fora muitas vezes cria uma dúvida: é correto colocar remédio no lixo comum? A resposta é não. Isso porque os medicamentos são produtos químicos e podem poluir o meio ambiente.


Em alguns estados e municípios, leis locais já orientavam que as drogarias recebessem esse material e fizessem o descarte correto. Agora, um decreto assinado nesta sexta-feira pelo presidente Jair Bolsonaro regulamenta a prática em todo o país.


Foi o que explicou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.


O decreto estabelece um sistema conhecido como logística reversa. Em vez de levar o remédio até o consumidor, vai fazer o caminho contrário, recolher o que está vencido e devolver à indústria farmacêutica para o descarte seguro.


Ainda sobre medicamentos que, em vez de ajudar, podem fazer mal à saúde, a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informou que, somente neste primeiro semestre, já identificou cinco casos de falsificação de remédios. É mais do que os quatro casos notificados em todo o ano passado e as três falsificações registradas em 2018.


De acordo com a Anvisa, as falsificações normalmente ocorrem com medicamentos importados de alto custo. Desde 2011, a agência reguladora não exige registro para pessoas que importam esses remédios, destinados ao tratamento de doenças como câncer e hepatite C, ou em casos de complicações do transplante de medula óssea.


O caso é ainda mais grave, porque empresas criminosas importam medicamentos falsos para distribuir essas substâncias em hospitais ou planos de saúde.


Como a falsificação de remédios é crime, previsto no Código Penal Brasileiro, as ações para identificar e punir os fraudadores são feitas pela Anvisa, em parceria com a polícia.

Últimas notícias
Política

UNICEF alerta para importância do voto de adolescentes de 16 e 17 anos

O prazo para tirar o título de eleitor termina na próxima quarta-feira (8). Segundo dados preliminares do Tribunal Superior Eleitoral, o Brasil reverteu a tendência de queda no cadastro eleitoral de adolescentes. 

Baixar arquivo
Geral

Ministros instalam escritório pra coordenar ações federais no RS

No local, serão concentradas as informações sobre o apoio da União ao estado após dos danos causados pelas fortes chuvas.

Baixar arquivo
Geral

Drones particulares atrapalham resgate aéreo no Rio Grande do Sul

Segundo a Defesa Civil, as pessoas estão subindo drones para captar imagens, o que coloca em risco a segurança dos voos usados para resgate.

Baixar arquivo
Cultura

É hoje! Relembre esquema para curtir o show da Madonna, em Copacabana

A previsão é que a diva pop suba ao palco às 21h45 e faça uma apresentação de duas horas. O evento, no entanto, deve começar às 19h com a apresentação de DJs, e terminar só na madrugada.

Baixar arquivo
Geral

#FiqueEsperto: Anatel lança campanha contra golpes digitais

A campanha divulga os cuidados que o consumidor deve tomar ao receber ligações com ofertas de produtos, ou mensagens de texto enviadas por números desconhecidos, por exemplo. 

Baixar arquivo
Cultura

Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é reaberto para visitação

A partir de hoje, visitantes poderão ir ao Museu, que fica em Porto Velho. Em seu acervo, itens que resgatam a história da estrada de ferro, como fotografias, vídeos, elementos interativos e maquetes.

Baixar arquivo