Empresários e governadores debatem ações de desenvolvimento sustentável para Amazônia
Um grupo de empresários de diferentes setores se reuniu na manhã de hoje (quarta-feira), por videoconferência, com governadores dos estados da Amazônia, para debater a agenda ambiental na região. Na pauta, foram abordadas ações de combate ao desmatamento ilegal, preservação das florestas, preservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável.
O grupo já esteve com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; e, nesta semana, deve se reunir também com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Antonio Dias Toffoli.
Segundo informações da Agência Acre, com os governadores da região amazônica, a conversa girou em torno dos desafios de como alinhar a preservação ambiental com o desenvolvimento econômico e social de uma área que ainda possui as maiores desigualdades do país.
A discussão foi conduzida pelo governador do Amapá, Waldez Góes, que preside o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. Ele reafirmou o compromisso dos nove estados da Amazônia com as ações de preservação do meio ambiente.
O governador do Maranhão, Flávio Dino, destacou que é preciso mobilizar fundos constitucionais já existentes, que disponibilizam cerca de 15 bilhões de reais e que estão disponíveis para serem utilizados no desenvolvimento de projetos ambientais em diferentes regiões do país.
O manifesto oficializado pelo setor empresarial brasileiro foi encaminhado aos governadores que integram o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal e conta com a representação de mais de 60 empresas e investidores.