Empresários e governadores debatem ações de desenvolvimento sustentável para Amazônia
Um grupo de empresários de diferentes setores se reuniu na manhã de hoje (quarta-feira), por videoconferência, com governadores dos estados da Amazônia, para debater a agenda ambiental na região. Na pauta, foram abordadas ações de combate ao desmatamento ilegal, preservação das florestas, preservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável.
O grupo já esteve com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; e, nesta semana, deve se reunir também com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Antonio Dias Toffoli.
Segundo informações da Agência Acre, com os governadores da região amazônica, a conversa girou em torno dos desafios de como alinhar a preservação ambiental com o desenvolvimento econômico e social de uma área que ainda possui as maiores desigualdades do país.
A discussão foi conduzida pelo governador do Amapá, Waldez Góes, que preside o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. Ele reafirmou o compromisso dos nove estados da Amazônia com as ações de preservação do meio ambiente.
O governador do Maranhão, Flávio Dino, destacou que é preciso mobilizar fundos constitucionais já existentes, que disponibilizam cerca de 15 bilhões de reais e que estão disponíveis para serem utilizados no desenvolvimento de projetos ambientais em diferentes regiões do país.
O manifesto oficializado pelo setor empresarial brasileiro foi encaminhado aos governadores que integram o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal e conta com a representação de mais de 60 empresas e investidores.
![Reprodução X /Copinha Fortaleza avança à terceira fase da Copinha 2025](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Venda a varejo de material escolar em lojas da 25 de Março, região central.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antonio Cruz/ Agência Brasil Mariana (MG) - Distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), atingido pelo rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco (Antonio Cruz/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto reprodução. São Paulo-11/01/2025 Homens armados atacaram um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Tremembé, no interior de São Paulo, no fim da noite desta sexta-feira (10). Na foto Gleison Barbosa e Valdir Nascimento. Foto Reprodução.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 13/01/2025 - O ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva de imprensa para apresentação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio 2024. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília 17/03/2023 - Fotos para ilustrar matéria sobre imposto de renda, o prazo de entrega da declaração mudou. Começou às 9h desta quarta-feira (15) e vai até as 23h59min59s de 31 de maio. A mudança, segunda a Receita, foi necessária para que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida, que é enviada duas semanas após a entrega dos informes de rendimentos pelos empregadores, pelos planos de saúde e pelas instituições financeiras.
Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)