Empresários e governadores debatem ações de desenvolvimento sustentável para Amazônia

Amazônia

Publicado em 12/08/2020 - 21:51 Por Ariane Póvoa - Brasília

Um grupo de empresários de diferentes setores se reuniu na manhã de hoje (quarta-feira), por videoconferência, com governadores dos estados da Amazônia, para debater a agenda ambiental na região. Na pauta, foram abordadas ações de combate ao desmatamento ilegal, preservação das florestas, preservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável.

 

O grupo já esteve com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; e, nesta semana, deve se reunir também com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Antonio Dias Toffoli.

 

Segundo informações da Agência Acre, com os governadores da região amazônica, a conversa girou em torno dos desafios de como alinhar a preservação ambiental com o desenvolvimento econômico e social de uma área que ainda possui as maiores desigualdades do país.

 

A discussão foi conduzida pelo governador do Amapá, Waldez Góes, que preside o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. Ele reafirmou o compromisso dos nove estados da Amazônia com as ações de preservação do meio ambiente.

 

O governador do Maranhão, Flávio Dino, destacou que é preciso mobilizar fundos constitucionais já existentes, que disponibilizam cerca de 15 bilhões de reais e que estão disponíveis para serem utilizados no desenvolvimento de projetos ambientais em diferentes regiões do país.

 

O manifesto oficializado pelo setor empresarial brasileiro foi encaminhado aos governadores que integram o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal e conta com a representação de mais de 60 empresas e investidores.

Últimas notícias
Economia

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo
Geral

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo
Geral

Tarifa Social: Aneel regulamenta inclusão automática de beneficiários

O programa beneficia atualmente cerca de 12 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa; a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Baixar arquivo
Saúde

Nove estados têm mais de 90% da população vacinada com a primeira dose

Entre os estados que conquistaram o resultado da vacina contra covid-19 estão: Santa Catarina, Roraima, São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Minas Gerais.

Baixar arquivo