Tribunal londrino reabre processo de US$ 7 bi por desastre em Mariana

Publicado em 27/07/2021 - 21:11 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Tribunal de Recursos de Londres concordou em reabrir um processo contra a mineradora anglo-australiana BHP pelo rompimento de uma barragem na cidade mineira de Mariana. A tragédia ocorreu em 2015 e provocou o maior desastre ambiental da história do Brasil.

A ação coletiva é uma das maiores em tramitação no sistema legal inglês. Um escritório de advocacia britânico representa pessoas, empresas, igrejas, organizações, municípios e povos indígenas brasileiros no processo que pode resultar em uma multa de quase sete bilhões de dólares, o equivalente a 36 bilhões de reais.

A ação foi reaberta pelo Tribunal de Recursos da capital britânica depois de ter sido suspensa em novembro passado, sob alegações de abuso processual.

A empresa BHP era uma das mineradoras do grupo Samarco, junto com a Vale - responsáveis pela Barragem de Fundão.

O rompimento, em 2015, fez com que uma enxurrada com 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração invadissem o Rio Doce e atingissem o Oceano Atlântico.

Dezenove pessoas morreram. Mauro Marcos da Silva é um dos sobreviventes. Hoje, ele integra a Comissão de Atingidos pela Barragem de Fundão. Mauro acredita que a reabertura do processo na justiça britânica pode agilizar as ações aqui na justiça brasileira.

No Brasil, as famílias atingidas ainda lutam na justiça para serem indenizadas, seis anos após a tragédia. O prazo para fechar um acordo de indenização termina dia 2 de outubro, mas os atingidos querem a prorrogação da data por acharem que os atuais valores em discussão estão baixos.

E após a reabertura do processo em Londres, a mineradora BHP publicou um comunicado afirmando que, no entendimento dela, o caso não deveria ser julgado pela justiça do Reino Unido.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo