Pesquisa usa o lodo para retirar bactérias e antibióticos do esgoto

Publicado em 24/07/2022 - 15:57 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Pesquisadores da Unesp, a Universidade Estadual Paulista, desenvolveram uma tecnologia que usa o lodo, resultante do tratamento de esgoto, para retirar da água resquícios de antibióticos e bactérias prejudiciais à saúde humana. O trabalho foi premiado em um congresso internacional realizado em Turim, na Itália agora em julho.

A pesquisadora do Instituto de Química da Unesp, Jany Helen Ferreira de Jesus explicou que o lodo que é produzido nas estações de tratamento de esgoto geralmente é descartado. Ele é rico em ferro e, após alguns processos químicos e físicos, é transformado pelos pesquisadores em um pó magnético e aplicado na água das estações de tratamento de esgoto retirando os antibióticos e bactérias. 

A utilização desse pó adicionaria mais uma etapa ao tratamento do esgoto antes de devolver a água aos rios e reservatórios. A pesquisadora Jany diz que é importante remover resquícios de antibióticos do esgoto tratado.

A pesquisa utilizou amostras de lodo e os efluentes de uma estação de tratamento de esgoto em Araraquara, no interior paulista. Efluentes são os resíduos produzidos tanto pelas indústrias quanto pelo ser humano e que são descartados no meio ambiente sobre a forma de líquidos ou gases. A próxima etapa da pesquisa será ampliar a escala de teste com quantidades maiores de efluentes e medicamentos. A intenção é implementar futuramente essa tecnologia na estação de tratamento de esgoto da cidade de Araraquara.

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
Justiça

TST homenageia a UFRN e entrega comenda para pessoas e instituições

O TST - Tribunal Superior do Trabalho realizou nesta quinta-feira a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho de 2022, honraria concedida para instituições e personalidades que tiveram destaques em suas profissões ou por serviços prestados à Justiça do Trabalho. 

Baixar arquivo
Economia

Pix: presidente do BC diz que não é verdade que bancos perdem dinheiro

O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, disse nesta quinta-feira que não é verdade que os bancos estão perdendo dinheiro com o Pix.

Baixar arquivo
Política

Conselho de Ética da Câmara do Rio aprova cassação de Gabriel Monteiro

O Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou por unanimidade o relatório que pede a cassação do mandato do vereador Gabriel Monteiro, por quebra de decoro parlamentar.

Baixar arquivo
Economia

Produtos de origem indígena estão disponíveis para compra na internet

Produtos de origem indígena com a certificação da Funai estão disponíveis para compra na internet, por meio da plataforma Maeí. O espaço virtual foi desenvolvido pelo Instituto Moara — que também vai ser responsável por manter o comércio eletrônico.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Em São Paulo seminário discute a implantação da nova tecnologia 5G

A internet 5G já está ativa em Brasília, Porto Alegre, João Pessoa, Belo Horizonte e São Paulo. Na semana que vem, a nova faixa vai ser ativada em mais três cidades: Curitiba, Salvador e Goiânia.

Baixar arquivo
Geral

Frio e ventania deixam a cidade de São Paulo em estado de alerta

O tempo permaneceu instável na capital paulista. Foi um dia muito nublado, em que uma chuva fina e fria se alternou por breves aberturas de sol e o resultado foi um dia frio.

Baixar arquivo