Brasil gera cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos por ano

Publicado em 03/04/2023 - 08:08 Por Sayonara Moreno- Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Num país continental como o Brasil, de população superior a 210 milhões de habitantes, cada pessoa produz, em média, 343 quilos de lixo, por ano: no total, cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos.

O número não seria tão impactante para o meio ambiente e a economia, se tanto resíduo fosse reaproveitado ou reciclado. Mas, no Brasil, somente 4% passa por esse processo, segundo a Abrelpe, Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Para o diretor executivo da organização não governamental, Menos 1 Lixo, Wagner Andrade, o alto custo da reciclagem, no país, explica a taxa tão baixa.

"No Brasil a reciclagem é uma atividade bitributada. O ICMS  que é pago de imposto na produção e confecção desse produto ao ser vendido, é pago novamente quando esse material pós-consumo entra na cadeia de reciclagem e volta para ser comercializado. O que é insano. O que impacta diretamente no custo da reciclagem, fazendo com que muitas vezes ela se torne mais cara do que desenvolver um material a partir de uma matéria prima virgem".

A falta de reciclagem adequada também prejudica o meio ambiente: 40% de tudo que se produz de resíduo no país é destinado a aterros controlados ou lixões a céu aberto, locais inadequados para a destinação. A professora da Faculdade de Engenharia Civil e Arquitetura da Unicamp, Emília Rutkowski, explica que os aterros, apesar de mais controlados que os lixões, ainda são espaços impróprios.

Ao se tornar resíduo, cada resíduo tem sempre um local, uma destinação correta. Nesse caso, aterro não é uma destinação correta. Aterro, hoje, pela legislação deveria ser um lugar para se destinar simplesmente o rejeito, ou seja, aquele resíduo que  não tem mais nenhuma possibilidade de valorização de ser reaproveitado ou de ser reciclado".

Metade das cidades brasileiras não têm políticas de reciclagem e nem aterros sanitários. Para Wagner Andrade, o primeiro passo para mudar esse cenário é oferecer infraestrutura.

"Esse volume todo de resíduos não está entrando na cadeia da reciclagem. E está sendo enterrando efetivamente essa matéria-prima. A perda é bilionária, empregos que não são gerados, recursos que não são injetados na economia. O primeiro passo é a criação de uma infraestrutura real pelo poder público, pelos municípios do Brasil, para se inserirem nessa cadeia da reciclagem, criando operações de coleta seletiva, colocando caminhões, colocando recursos para que esse serviço aconteça nos municípios".

Os lixões a céu aberto são a pior forma de destinação de resíduos e ainda estão em metade das cidades do país. O que gera a proliferação de bactérias, a propagação de doenças, contaminação, e causa impactos ambientais, como a contaminação de águas subterrâneas.

 

Rádio Nacional apresenta um especial com cinco reportagens sobre Resíduos Sólidos. As matérias serão publicadas de 3 a 7 de abril. Essa é a primeira da série. Confira a relação completa abaixo:

  1. Brasil gera cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos por ano
  2. Plano Nacional de Resíduos Sólidos prevê fim dos lixões
  3. Descarte incorreto: 70% das pessoas não separam o lixo
  4. Somente 30% do lixo hospitalar vai para incineração, aponta Abrelpe
  5. Logística reversa dá destinação para produtos pós-consumo

 

Ficha técnica:

Reportagem: Sayonara Moreno

Produção: Lucineia Marques

Sonoplastia: Jailton Sodré

Edição: Leila Santos

Publicação na Radioagência Nacional: Marizete Cardoso

 

Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo