Lula volta a defender a exploração de petróleo na Margem Equatorial

A exploração de petróleo na região é criticada por ambientalistas

Publicado em 12/06/2024 - 17:39 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que pretende levar pautas que prezem pela igualdade durante sua participação na conferência da Organização Internacional do Trabalho, que acontece na quinta-feira, em Genebra, na Suíça. 

A declaração foi feita nesta quarta-feira, durante coletiva de imprensa após o evento de abertura do Fórum de Investimentos Prioridade 2024, no Rio de Janeiro.

"É falar contra a desigualdade. A desigualdade no mundo do trabalho, a desigualdade de raça, a desigualdade na educação, a desigualdade da  gênero."

Lula da Silva também se manteve favorável à exploração de petróleo na Margem Equatorial brasileira, área que abrange áreas do Norte e Nordeste do país. Ambientalistas são contra a exploração do local, que é rico em biodiversidade.

"Você tem petróleo no lugar. A Guiana tá explorando, o Suriname tá explorando, Trinidad Tobabo explora... Você vai deixar o seu sem explorar? O que nós precisamos é garantir que a questão ambiental seja levada 100% a sério".

Sobre esse assunto, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, concorda com a posição do presidente e ressalta que a questão passa por uma avaliação criteriosa.

"Isso exige uma antecendência, um desenvolvimento em águas profundas, caso haja descobertas, caso ela seja viável economicamente, caso seja grande o suficiente para nós desenvolvermos e fazermos diferença pro país, demora muito tempo". 

A Margem Equatorial é uma área que vai da costa marítima do Rio Grande do Norte a do Amapá. É uma região geográfica considerada de grande potencial pelo setor de óleo e gás. A previsão da Petrobras é de investimentos superiores a R$ 15 bilhões em pesquisas na localidade.  A expectativa é perfurar 16 poços até 2028.

Edição: Roberto Piza / Eliane Gonçalves

Últimas notícias
Geral

FAB encerra campanha de arrecadação de doações para Rio Grande do Sul

Segundo a Aeronáutica, campanha "Todos Unidos pelo Sul" arrecadadou mais de 16 mil toneladas de alimentos, roupas, água potável, sapatos, ração para pets, entre outros materiais.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender taxação de super-ricos em discurso no G7

Presidente se encontrou com Papa Francisco e ainda defendeu que os benefícios da inteligência artificial sejam acessados por todos e que fortaleçam a diversidade cultural e linguística dos países do Sul Global.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimento quer combater uso excessivo de celulares pelas crianças

Movimento Desconecta propõe, por exemplo, que os responsáveis só presenteiem os filhos com celulares a partir dos 14 anos. Já as redes sociais seriam liberadas apenas depois dos 16 anos.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde: prefeituras do RS recebem mil computadores e 30 ambulâncias

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, foi a Porto Alegre nesta sexta-feira, 14, para fazer a entregas e acompanhar as ações de reconstrução do estado.

Baixar arquivo
Geral

Suíça recompensa Brasil com R$ 155 milhões

Lei suíça prevê compensação pra países que prestam auxílio jurídico na investigação de crimes envolvendo corrupção e lavagem de dinheiro. 

Baixar arquivo
Saúde

Hemocentros realizam "Junho Vermelho" para incentivar doações

A data de 14 de junho foi instituída em 2005, em homenagem ao imunologista austríaco Karl Landsteiner, o descobridor do fator Rh, de compatibilidade entre os tipos sanguíneos.

Baixar arquivo