Restrições emergenciais contra incêndios na Amazônia e Cerrado

Proibição de uso de fogo na mata vale a partir desta segunda (1)

Publicado em 01/07/2024 - 11:58 Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Começou a valer, nesta segunda-feira, a proibição de uso de fogo na Amazônia e no Cerrado.  A forte estiagem e a baixa umidade do ar têm provocado a propagação das chamas. A medida vai até 30 de novembro. 

No Mato Grosso, militares começaram a ser deslocados para 50 cidades com histórico de incêndios florestais. Lá, já foram extintos dois incêndios florestais, um na Chapada dos Guimarães e outro, na região da Fazenda Cambarazinho, em Poconé. Vale lembrar que no Pantanal está proibido qualquer tipo de queimada, até o final do ano.

Até a última sexta-feira, foram registrados mais de três mil e quatrocentos focos de incêndio no bioma.  O número é recorde. Já ultrapassa o volume registrado em 2020. Apenas no Pantanal, em Mato Grosso do Sul,  as chamas já queimaram mais de 520 mil hectares.

Edição: Leila Santos / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Saúde

Marquinha no braço: vacinação da BCG está abaixo da meta no Brasil

Aplicada logo após o nascimento do bebê, a vacina protege contra as formas graves de tuberculose. Nos seis primeiros meses de 2024, mais de 75% das crianças com menos de um ano de idade receberam o imunizante. A meta é atingir 90% dos recém-nascidos. 

Baixar arquivo
Esportes

Brasileirão: em duelo de opostos, Palmeiras e Corinthians se enfrentam

A vitória deixa o Palmeiras a um ponto do líder Flamengo. Já para o Corinthians, os três pontos significam deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão.

Baixar arquivo
Segurança

Em seis meses, Celular Seguro teve 60 mil aparelhos bloqueados

Mais de dois milhões de pessoas estão registradas no programa. Ministério da Justiça estuda implementar ferramenta de rastreamento e de recuperação de aparelhos, já em funcionamento no Piauí, em todo país.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Servidores ambientais de 24 estados e o DF estão em greve

Trabalhadores pedem uma reestruturação que valorize a área ambiental. A associação dos servidores informou que serviços essenciais, como combate aos incêndios, licenciamento ambiental e gestão das unidades de conservação, estão sendo prestados.  

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz confirma morte por meningite transmitida por caramujo no RJ

A morte foi em Nova Iguaçu, em abril deste ano. O verme causador da doença foi descoberto em caramujo aquático. A infecção nos seres humanos acontece quando as pessoas ingerem um caramujo infectado ou o muco liberado por ele, contendo as larvas do verme.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: enchentes na Suíça deixam pelo menos 4 mortos

E mais: Furacão Beryl chega ao Caribe e preocupa moradores das Ilhas de Barlavento e da Jamaica. Incêndios florestais atingem várias partes da Grécia.

Baixar arquivo