Manaus distribui mantimentos e kits de higiene para atingidos por seca

Publicado em 16/09/2024 - 18:49 Por Victor Litaiff -Repórter da Rádio Encontro das Águas - Manaus

Em estado de emergência, Manaus inicia nesta segunda-feira (16) a primeira fase da operação Estiagem. No Amazonas a situação preocupa devido à queda do nível dos rios do estado.

A operação vai atender, neste primeiro momento, 43 comunidades do rio Negro, com a distribuição de mantimentos e kits de higiene para as famílias.

Nos últimos 15 dias, a cota do rio Negro baixou mais de 3,5 m e, de acordo com os dados do monitoramento feito pelo Porto de Manaus, na capital amazonense, o nível do Rio chegou a 15,99 m e está há pouco mais de 3 m de atingir a cota mínima registrada na seca histórica do ano passado, de 12,70 m.

Nesta segunda-feira, a média de descida tem variado entre 25 cm a 27 cm por dia. Se continuar assim, o nível das águas pode chegar à cota mínima registrada no ano passado.

Em 13 dias, o nível do Solimões, rio da margem direita do Amazonas, bateu todos os recordes e está a menos 1,87 m em Tabatinga, interior do estado.

Já em Porto Velho, em Rondônia, novo recorde de seca extrema é registrado no rio Madeira. O nível das águas chegou a 41 cm nesse sábado. O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) afirma que é menor nível registrado desde o início do monitoramento, em 1967.

Em vídeos que circulam as redes sociais, imagens mostram embarcações. Encalhadas no rio Madeira, em Rondônia. Uma balsa transportando 16 carretas ficou presa no Rio, na região de São Carlos, próximo a capital Porto Velho.

Além disso, outra embarcação encalhou em um pedral nas proximidades da comunidade de Marmelo. Segundo a Capitania dos Portos, a navegação pela hidrovia do Madeira está restrita durante a noite.

Edição: Izabella Silveira

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Rádio Nacional transmite Botafogo x São Paulo

Também pela libertadores, Fluminense joga contra o Atlético-MG, no Maracanã, às 19h

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fogo no Parque Nacional da Serra dos Órgãos - RJ é contido pela chuva

O fogo que atingia parte da vegetação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no estado do Rio de Janeiro, foi contido pela chuva, resultado da mudança de tempo na região Sudeste do país. 

Baixar arquivo
Segurança

MP investiga suspeitos de matar cabo eleitoral no Rio de Janeiro

Um candidato a vereador e um líder de organização criminosa foram alvos de mandados da operação Pleito Mortal, deflagrada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Queimadas e seca levam Pará a decretar situação de emergência

Pará é o estado com a maior quantidade de focos de incêndio nas últimas 48 horas. Foram 1.149 focos em parques e áreas de proteção ambiental, além de outras áreas de preservação, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil antecipa campanha contra dengue após 6,5 mi de casos em 2024

Com previsão de chuva a partir de novembro e a chegada do verão em dezembro, as temperaturas aumentam, assim como os focos de dengue, devido ao acúmulo de água parada.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça orienta sobre votos de presos provisórios

Caberá aos juízes eleitorais disponibilizarem, nas prisões onde houver presos provisórios, um local e seções de votação. Além disso, as autoridades públicas não poderão dificultar ou impedir o direito desses presos de votar e ser votado.

Baixar arquivo