Comissão Internacional mantém proibição de caça comercial às baleias

Meio Ambiente

Publicado em 15/09/2018 - 17:47 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

A conferência da Comissão Baleeira Internacional terminou na última sexta-feira, em Florianópolis, após a derrota da proposta japonesa que previa a liberação da caça comercial de baleias.

 

Com o apoio da delegação brasileira, ficou mantida a proibição da prática. A exceção é para casos em que a caça de baleias é usada para subsistência de grupos como esquimós e, de forma bem restrita, comunidades aborígenes.

 

Fábia Luna, coordenadora do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos, do Instituto Chico Mendes, explica porquê a delegação brasileira votou contra a liberação da caça comercial das baleias.

 

Sonora: “O maior risco é de extinguir as espécies. Quando havia caça, algumas espécies abundância populacional caiu tanto que chegou a 1% da população original. A baleia-azul, por exemplo, a cada 100 baleias, uma só sobreviveu. Tanto que até hoje ela ainda é criticamente ameaçada de extinção. Mesmo com esses 30 anos de moratória, ela ainda não conseguiu se recuperar.”

 

Fábia Luna, do Instituto Chico Mendes, também fala sobre a importância das baleias para o ecossistema marinho.

 

Sonora: “Por elas serem animas de grande porte, elas têm papel na cadeia como um todo. Desde a base da produção, dos fitoplânctons, como as plantas pra gente, é controlada pelas baleiras. Até o Japão diz que elas comem nossos peixes. Na verdade, elas fazem um controle, as próprias fezes delas também fertilizam mais o ambiente, traz uma matéria orgânica necessário para que o fitoplâncton possa continuar produzindo.”

 

A Comissão Baleeira Internacional foi criada em 1946 e reúne 89 países, entre eles o Brasil. A proibição da caça comercial de baleias é historicamente questionada por países como Japão, Noruega e Islândia.

 

No encontro deste ano, a delegação japonesa chegou a propor a criação de um comitê de caça sustentável e alterações na forma de votação de projetos no âmbito da conferência. As duas propostas foram rejeitadas.

 

Ficou também proibido o uso de métodos letais de pesquisa em detrimento de técnicas que não resultem em morte das baleias.

Últimas notícias
Economia

Boletim Focus: mercado eleva crescimento de 2,96% da economia em 2024

A  projeção para a Selic, a taxa básica de juros, depois da alta na semana passada, ficou em 11,25%.

Baixar arquivo
Cultura

Conasamba reafirma luta em defesa do carnaval e das escolas de samba

Continuar a luta em defesa do Carnaval e das escolas de samba. Esse foi o compromisso firmado por representantes das entidades carnavalescas de todo o país, reunidos durante três dias em Florianópolis, Santa Catarina.

Baixar arquivo
Cultura

Círio de Nazaré do Maranhão é reconhecido como manifestação cultural

O culto a Nossa Senhora de Nazaré começou em São Luís, no Maranhão, há 30 anos, quando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi levada por missionários a todas as capitais brasileiras.

Baixar arquivo
Segurança

Força Penal Nacional ficará em Pernambuco por mais 60 dias

Os policiais estão desde abril no estado. Eles atuam no combate ao crime organizado dentro e fora dos sistemas prisionais. 

Baixar arquivo
Esportes

Judocas brasileiros terminam com cinco pódios no Gran Prix de Zagreb

O domingo foi com três pódios para o judô brasileiro no Grand Prix de Zagreb, na Croácia. 

Baixar arquivo
Esportes

Corredor Alison dos Santos, o Piu, conquista troféu em Bruxelas

O brasileiro conquistou o troféu da Liga Diamante nos 400 metros com barreiras, sagrando-se bi campeão da competição.

Baixar arquivo