Em 21 dias, Conselho Nacional de Saúde aprovou 76 pesquisas relacionadas ao coronavírus

Conselho Nacional de Saúde

Publicado em 16/04/2020 - 16:38 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) já aprovou 76 pesquisas relacionadas à pandemia de coronavírus. Vinte e uma delas envolvem ensaios clínicos com pacientes de Covid-19.

 

A quantia considera os protocolos submetidos entre os dias 23 de março e 14 de abril, mas cerca de 20 devem ter a autorização divulgada no boletim desta sexta-feira (17) da Comissão Nacional de Ética e Pesquisa do Conselho (Conep), do Conselho, que analisa os estudos.

 

Qualquer pesquisa que envolva a observação ou experimentação em seres humanos deve ser aprovada pela comissão, que adotou um procedimento de urgência para avaliar em até 72 horas os estudos que envolvem o coronavírus.

 

No trâmite normal, a avaliação teria um prazo de até 30 dias. De acordo com o coordenador da Conep, Jorge Venâncio, a função da comissão é avaliar se os direitos dos participantes das pesquisas estão sendo respeitados.

 

A Comissão Nacional de Ética e Pesquisa já recebeu mais de 400 pedidos de autorização. E, por dia, cerca de 20 novos chegam ao órgão. Por isso, a Conep tem trabalhado em câmaras virtuais que funcionam sete dias por semana, dando prioridade às pesquisas envolvendo ensaios clínicos, saúde mental ou com participação do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais de saúde.

 

Para acelerar o trabalho, a comissão vai distribuir os demais estudos relacionados ao coronavírus para os mais de 800 comitês locais, que terão sete dias para dar um parecer.

 

Venâncio explica que as pesquisas já liberadas se tratam tanto de investigações epidemiológicas, para encontrar tratamentos e formas de combater o vírus, quanto trabalhos relacionados à saúde mental e os efeitos sociais do isolamento. Entre elas estão estudos já amplamente divulgados / como os que utilizam a cloroquina.

 

Do total de 76 pesquisas já aprovadas, há 53 em curso na região Sudeste, nove no Sul, seis no Nordeste, quatro no Norte e mais quatro no Centro-Oeste. Já os 21 estudos com ensaios clínicos aprovados estão sendo realizados em cinco estados brasileiros, sendo 14 deles em São Paulo e o restante no Ceará, Amazonas, Paraná e Rio de Janeiro. Essas pesquisas foram propostas por 17 instituições, principalmente universidades e hospitais.

 

E os tratamentos envolvem cerca de 8,7 mil participantes, mas a comissão não é a única instância que avalia os trabalhos, já que a maior parte das pesquisas relacionadas à Covid-19 precisa também de aprovação da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que regulamenta o uso de fármacos. 

Últimas notícias
Meio Ambiente

Especialista avalia se país corre o risco de desabastecimento de água

Humberto Barbosa chama a atenção para o fato da seca do Sudeste poder afetar uma das maiores represas do país, a Usina de Furnas, em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo para o fim de semana

O tempo no Centro-Oeste e na maior parte da região Norte e Nordeste continua bastante seco neste fim de semana, facilitando a expansão dos focos de incêndio.

Baixar arquivo
Educação

UFF adota cotas para pessoas trans na graduação e pós-graduação

Pode concorrer às vagas reservadas quem cursou integralmente o ensino médio em escola pública e se autodeclarar trans na inscrição.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Qualidade do ar em Rio Branco é considerada a pior entre as capitais

Os mais de 360 mil moradores de Rio Branco, capital do Acre estão sofrendo com a alta concentração de partículas no ar por causa da fumaça dos incêndios florestais. Essa situação vem se repetindo nos últimos dias.

Baixar arquivo
Geral

Dep. Glauber Braga e estudantes são detidos em desocupação da Uerj

A Justiça autorizou o uso da força policial para retirar os estudantes que ocupavam o campus Maracanã da Uerj. Os estudantes ocupavam há 56 dias edifícios da universidade em protesto contra mudanças nos critérios para a concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil. O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) e alguns estudantes foram detidos na ação. 

Baixar arquivo
Saúde

Transplantes aumentam, mas falar de doação de órgãos segue sendo tabu

Somente nos seis primeiros meses desse ano, foram realizados pelo Sistema Único de Saúde, mais de 14 mil transplantes (SUS), mas, apesar do crescimento, falar sobre doação de órgãos ainda é um tabu para muito. Para tentar desmistificar o assunto, foi lançada pelo ministério uma campanha com o tema: “Doação de órgãos: precisamos falar sim”, que alerta para a necessidade de se tratar do assunto. 

Baixar arquivo