Com tecnologia 100 vezes mais veloz, 5G vai ampliar automação

Expectativa é que todas as capitais tenham o sinal até 2022

Publicado em 06/05/2021 - 12:19 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O avanço tecnológico torna muito difícil prever o futuro das telecomunicações, mas o próximo passo a gente já sabe qual será: a telefonia móvel de quinta geração, o 5G. A promessa é de uma conexão de altíssima velocidade e que acabe com aquele atraso comum nas transmissões de som e imagem.

A professora de Ciência da Computação da Universidade de Brasília Priscila Solis coordena o projeto 5G Range, que pretende levar esse novo modelo para as regiões mais distantes do país. Ela explica que o 5G vai focar nas pessoas.

O sinal do 5G é transmitido por cabos de fibra óptica e por antenas que emitem sinais de rádio. Essas antenas são menores do que as atuais. Por isso, boa parte delas não vai precisar de autorização da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações.

O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Arthur Coimbra, destaca que os dois principais obstáculos para colocar no ar o 5G são a troca dessas antenas e a expansão da rede de fibra óptica.

Hoje, boa parte dos brasileiros usa tablets e telefones com 4G. O 5G será 100 vezes mais veloz. Por isso, a nova tecnologia vai permitir conectar nossos eletrodomésticos e carros à internet e ampliar a automação em diversos setores, como a indústria e até o atendimento médico.

Neste momento, a Anatel prepara um leilão das faixas de operação desse modelo. A expectativa é que ele ocorra no segundo semestre. O relator do edital do 5G na agência reguladora, Carlos Baigorri, afirma que a meta é ter o 5G funcionando em todas as capitais brasileiras até o fim do ano que vem.

O 5G começou a ser usado no ano passado, em países como Estados Unidos, China, Reino Unido e Coreia do Sul. A expectativa é que o Brasil esteja com todos os municípios conectados a esse novo padrão até o fim do ano de 2028.

Com sonoplastia de José Maria Pardal. 

 

Edição: Sheily Noleto/Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Polícia realiza ações preventivas para receber Copa América no Rio

Agentes do Esquadrão Anti-bomba e do Setor de Operações com Cães da Coordenadoria de Operações Especiais fizeram varreduras em pontos críticos. Todas as áreas por onde as delegações vão passar foram vistoriadas.

Baixar arquivo
Cultura

Hoje é celebrado o Dia de Santo Antônio

Para além de juntar casais apaixonados, existe uma outra tradição da Igreja Católica neste dia 13 de junho, a distribuição de pães bentos. Os chamados “pãezinhos de Santo Antônio”, entregues durante as missas, são colocados pelos fiéis em latas de farinha e de outros alimentos. Segundo a crença, quem levar o pão distribuído nesse dia para casa sempre terá à mesa o que comer.

Baixar arquivo
Geral

Jardim Botânico do Rio inaugura novo percurso em aniversário

A Trilha do Patrimônio passa por 11 pontos que se relacionam com a história do parque, do Rio de Janeiro e do Brasil.

Baixar arquivo
Esportes

Membros da Venezuela seguem isolados após testarem positivo para covid

Conmebol informou que quem testou negativo na sexta-feira fez teste novamente na madrugada deste sábado.

Baixar arquivo
Cultura

ONU anuncia mais 175 livros infantis para Clube de Leitura ODS

A ONU tem um desafio a ser cumprido até 2030: são os objetivos do desenvolvimento sustentável. E esse assunto também deve ser conhecido pelas crianças. Foram anunciadas as 175 obras escolhidas para aumentar o Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Baixar arquivo
Esportes

Atlético-MG recebe São Paulo neste domingo no Mineirão

Atlético-MG e São Paulo precisam concentrar forças para o Campeonato Brasileiro. Galo e Tricolor passaram por dificuldades nas duas primeiras rodadas e perderam pontos que podem ser preciosos no fim da competição.

Baixar arquivo