logo Radioagência Nacional
Inovação

História Hoje: nave Shenzhou-9 iniciava missão há dez anos

Baixar
José Carlos Andrade - Locutor da Rede Nacional de Rádio
16/06/2022 - 08:00
Brasília

Em 16 de junho de 2012, a nave Shenzhou-9 partiu do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan levando a primeira astronauta chinesa para o espaço. A equipe, formada por três pessoas, tinha como missão fazer o acoplamento espacial tripulado da China.

O Programa Espacial Chinês teve início em meados de 1950 em parceria com a antiga União Soviética. Nos anos 1980, com a fabricação de uma série de foguetes, ampliou o lançamento de satélites.

Já as pesquisas para levar os chineses ao espaço ganharam força no final dos anos 1990 com o início de uma série de testes do Programa Shenzhou. Em 2003, foi realizada com sucesso a primeira missão tripulada com um astronauta chinês. E, em 2008, foi a vez da primeira caminhada no espaço.

Para a missão de 2012, a ex-piloto da Força Aérea da China, a major Liu Yang foi selecionada para ser a primeira astronauta chinesa a participar de uma missão espacial do país. Aos 33 anos, era considerada uma veterana com 1.680 horas de voo e passou por dois anos de treinamento para a viagem espacial.

O astronauta Jing Haipeng, de 46 anos, que havia participado de uma missão anterior, foi escolhido para comandar a missão. E se tornou o primeiro chinês a ir ao espaço por duas vezes.

O terceiro integrante da tripulação foi o engenheiro Liu Wang, de 43 anos. Coronel sênior, com um total de mil horas de voo, o ex-piloto fazia parte do treinamento de astronautas desde o final dos anos 1990

A missão da Shenzhou-9 ficou 13 dias no espaço e retornou à Terra em 29 de junho de 2012, com um pouso na Mongólia, no noroeste da China. A principal tarefa foi considerada um sucesso. Os astronautas realizaram o primeiro acoplamento manual entre a cápsula e o módulo Tiangong-1, que estava em órbita.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

x