História Hoje: nave Shenzhou-9 iniciava missão há dez anos

Publicado em 16/06/2022 - 08:00 Por José Carlos Andrade - Locutor da Rede Nacional de Rádio - Brasília

Em 16 de junho de 2012, a nave Shenzhou-9 partiu do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan levando a primeira astronauta chinesa para o espaço. A equipe, formada por três pessoas, tinha como missão fazer o acoplamento espacial tripulado da China.

O Programa Espacial Chinês teve início em meados de 1950 em parceria com a antiga União Soviética. Nos anos 1980, com a fabricação de uma série de foguetes, ampliou o lançamento de satélites.

Já as pesquisas para levar os chineses ao espaço ganharam força no final dos anos 1990 com o início de uma série de testes do Programa Shenzhou. Em 2003, foi realizada com sucesso a primeira missão tripulada com um astronauta chinês. E, em 2008, foi a vez da primeira caminhada no espaço.

Para a missão de 2012, a ex-piloto da Força Aérea da China, a major Liu Yang foi selecionada para ser a primeira astronauta chinesa a participar de uma missão espacial do país. Aos 33 anos, era considerada uma veterana com 1.680 horas de voo e passou por dois anos de treinamento para a viagem espacial.

O astronauta Jing Haipeng, de 46 anos, que havia participado de uma missão anterior, foi escolhido para comandar a missão. E se tornou o primeiro chinês a ir ao espaço por duas vezes.

O terceiro integrante da tripulação foi o engenheiro Liu Wang, de 43 anos. Coronel sênior, com um total de mil horas de voo, o ex-piloto fazia parte do treinamento de astronautas desde o final dos anos 1990

A missão da Shenzhou-9 ficou 13 dias no espaço e retornou à Terra em 29 de junho de 2012, com um pouso na Mongólia, no noroeste da China. A principal tarefa foi considerada um sucesso. Os astronautas realizaram o primeiro acoplamento manual entre a cápsula e o módulo Tiangong-1, que estava em órbita.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
Economia

Conta de luz: Julho permanece com bandeira tarifária verde

Isso significa que não haverá cobrança de custo adicional. A informação foi divulgada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

Baixar arquivo
Segurança

SP: Policiais são presos acusados de lotear área de proteção ambiental

O esquema mirava terras públicas no município de Cotia, na região metropolitana da capital paulista. A região tem cerca de 900 mil metros quadrados e é conhecida como Parque das Nascentes.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça determina que Tik Tok remova conteúdo impróprio

O Ministério da Justiça determinou que a plataforma online Tik Tok remova conteúdos impróprios para menores de 18 anos no Brasil. O documento determina que a rede social tem 72 horas para cumprir a ordem.

Baixar arquivo
Justiça

ICMS combustíveis: Gilmar Mendes marca audiência de conciliação

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes marcou a audiência de conciliação para a próxima terça-feira, às 9h, com representantes dos estados e da União para discutir a tributação do ICMS, imposto que incide sobre combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo