Tião Viana e Márcio Bittar disputam o segundo turno no Acre

Publicado em 24/10/2014 - 14:11 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

Os 506 mil eleitores do Acre escolhem, neste domingo (26), entre Tião Viana, do PT, e Márcio Bittar, do PSDB.


O candidato petista concorre à reeleição. No primeiro turno, recebeu 49,73% dos votos. Ele tem 53 anos e nasceu na capital do estado, Rio Branco. Médico com especialização em medicina tropical, começou a trajetória política participando de movimentos estudantis.

Tião Viana concorreu pela primeira vez aos 33 anos, quando disputou uma vaga ao governo do estado, mas foi derrotado. Já foi senador por dois mandatos: em 1998 e em 2006. Em 2007, assumiu interinamente a presidência do Senado por dois meses, depois que o então presidente Renan Calheiros renunciou ao cargo. Ele também presidiu a CPI do Apagão Aéreo.


O candidato tucano, Márcio Bittar, também tem 53 anos. Nasceu em Franca, no interior de São Paulo, e logo se mudou para o Mato Grosso, onde ingressou no movimento estudantil. Em 1981, foi secretário-geral da Juventude do PMDB e presidente de Diretório Estudantil.

O primeiro cargo político veio em 1994, quando foi eleito deputado estadual. Nas eleições seguintes, foi eleito deputado federal e filiou-se ao PPS. Na época, disputou os cargos de senador, prefeito e governador. Em 2010, já filiado ao PSDB, foi eleito deputado federal.

Atualmente, Márcio Bittar é o primeiro secretário da Câmara, cargo em que é responsável, entre outras coisas, pelos serviços administrativos da Casa.

Últimas notícias
Política

"Que bom que vocês podem reivindicar", diz Lula a servidores grevistas

Presidente reagiu a protesto feito durante inauguração de obra em SP. Servidores de instituições de ensino federais, parados há pelo menos 75 dias, levaram cartazes ao evento oficial.

Baixar arquivo
Geral

Museu no RS envia mais de 200 toneladas de ajuda às vítimas das chuvas

O Museu do Hip Hop do Rio Grande do Sul já encaminhou as doações para comunidades periféricas atingidas pelas enchentes na região metropolitana de Porto Alegre.

Baixar arquivo
Geral

Rompimento de adutora deixa 14 bairros sem água em Porto Alegre

Entre os bairros afetados estão Cristo Redentor, Passo D'Areia, Boa Vista e Vila Ipiranga.

Baixar arquivo
Geral

Governo autoriza a compra de 1 milhão de toneladas de arroz

Ao todo, R$ 7,2 bilhões foram liberados para a compra que será feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar através da Companhia Nacional de Abastecimento.

Baixar arquivo
Saúde

Rescisão unilateral: Senacon notifica 20 operadores de planos de saúde

O órgão pediu explicações depois de receber mais de 2 mil reclamações de clientes, que foram comunicados sobre o cancelamento repentino dos seus planos de saúde.

Baixar arquivo
Saúde

RS investiga mais de 800 casos suspeitos de leptospirose

Quatro mortes pela doença já foram confirmadas e outras quatro estão em análise.

Baixar arquivo