Dilma afirma que cortes no Orçamento | não devem afetar programas sociais

Publicado em 04/09/2015 - 10:30 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

O governo já cortou tudo que poderia no Orçamento e, ao enviar ao Congresso uma proposta com déficit de 30,5 bilhões, optou por um caminho de transparência, segundo a presidenta Dilma Rousseff. Em entrevista a rádios da Paraíba, Dilma disse que o orçamento deficitário deverá ser discutido com parlamentares e com a sociedade para encontrar formas de se aumentar a receita para cobrir o rombo. Essa responsabilidade, no entanto, não será transferida para o Congresso.

 

Sonora: "Não significa que a gente vai transferir a responsabilidade disso para ninguém. A responsabilidade é do governo federal, nós vamos fazer isso e vamos apontar onde a gente acha que deve ser concentrada essa receita. A gente ainda tem mais dois meses para fazer isso, entre um a dois meses, no máximo."

 

O déficit na proposta orçamentária não vai atingir programas sociais como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida. Segundo Dilma, os programas sociais não são os responsáveis pela maior parte dos gastos.

 

Sonora: "Não são esses os gastos que fazem com que o Orçamento se desequilibre. O que faz com que o Orçamento se desequilibre são mais os gastos obrigatórios com previsão na lei que, queira ou não, o governo tem de cumprir."

 

Dilma afirmou que o governo vai enxugar e melhorar a qualidade dos gastos, além de discutir novas fontes de receita. Segundo ela, o debate com o Congresso deve ser sempre equilibrado, para manter a estabilidade do país.

 

*áudio e texto atualizados às 11h51

Últimas notícias
Meio Ambiente

Lula defende ações imediatas contra a crise climática

Lula também anunciou que encaminhará ao Congresso uma Medida Provisória com um estatuto jurídico para emergências climáticas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Comitiva visita povo Guarani, alvo de ataques nos últimos dois meses

Um grupo de parlamentares e representantes de entidades ligadas aos direitos humanos visita, até sexta-feira (13/9), terras dos povos Avá-Guarani e Guarani-Kaiowá, nos estados do Paraná e no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

Brasil lidera ranking de patrimônios da Unesco na América do Sul

Atualmente, o país possui 24 patrimônios no total, distribuídos por seu território. 15 deles são culturais, como o Centro Histórico de Salvador, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, e a cidade histórica de Ouro Preto.

Baixar arquivo
Geral

Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros encerra nesta sexta-feira

O XVIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), reúne mais de 4.000 participantes, entre pesquisadores, ativistas, quilombolas, representantes da sociedade civil de todas as regiões brasileiras e de 13 países participantes.

Baixar arquivo
Geral

Governo formaliza criação de secretaria de apoio à reconstrução do RS

As funções serão as mesmas da atual Secretaria Extraordinária da Presidência da República criada em maio por medida provisória e que deixa de existir nesta quinta-feira, 12.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Viva Maria comemora o Dia do Cerrado

Para marcar a data, o programa conversa com a jornalista Elizabeth Oliveira, autora da reportagem “Mulheres Coralinas: a poética do empoderamento feminino no Cerrado”, premiada no Prêmio Sebrae de Jornalismo.

Baixar arquivo