Geddel pede demissão e deixa o governo do presidente Michel Temer

Política

Publicado em 25/11/2016 - 11:18 Por Danyele Soares - Brasília

* Matéria atualizada às 16h28 para complementação de informações.

 

Após a polêmica envolvendo o ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, Geddel Vieira Lima pediu demissão do cargo de ministro da Secretaria de Governo.

 

Em carta enviada ao presidente Michel Temer, Geddel afirmou que era hora de sair e que esse foi o limite da dor que suportou, se referindo às críticas e ao sofrimento dos familiares dele.

 

Pediu desculpas às pessoas alcançadas pelo episódio e garantiu que tomou a decisão após profunda reflexão. Completou dizendo que retorna à Bahia, o estado dele, e elogiou Temer, o chamando de sério, ético e afável. E concluiu afirmando que torce para que com o esforço de Temer, os brasileiros tenham um país melhor. 

  

Ao deixar a pasta da Cultura, Calero afirmou que teria sofrido por parte de Geddel para liberar um empreendimento imobiliário de luxo em Salvador, onde Geddel comprou um apartamento.

 

E, em depoimento à Polícia Federal, Calero reafirmou o caso e acrescentou que foi, nas palavras dele, “enquadrado” por Temer para encontrar uma saída e desembargar a obra.

 

Mas Temer, por meio de porta-voz, negou que tenha pressionado, disse que apenas tentou resolver o conflito entre Calero e Geddel. Já o ex-ministro da Secretaria de Governo admitiu que conversou com Calero sobre o embargo do Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, mas negou que tenha feito pressão.

 

Geddel é o sexto ministro a deixar o governo. Antes dele, saíram Romero Jucá, do Planejamento, Fabiano Silveira, da Transparência, Fábio Medina Osório, da Advocacia-Geral da União, Henrique Eduardo Alves, do Turismo, e Marcelo Calero, da Cultura.

Últimas notícias
Política

UNICEF alerta para importância do voto de adolescentes de 16 e 17 anos

O prazo para tirar o título de eleitor termina na próxima quarta-feira (8). Segundo dados preliminares do Tribunal Superior Eleitoral, o Brasil reverteu a tendência de queda no cadastro eleitoral de adolescentes. 

Baixar arquivo
Geral

Ministros instalam escritório pra coordenar ações federais no RS

No local, serão concentradas as informações sobre o apoio da União ao estado após dos danos causados pelas fortes chuvas.

Baixar arquivo
Geral

Drones particulares atrapalham resgate aéreo no Rio Grande do Sul

Segundo a Defesa Civil, as pessoas estão subindo drones para captar imagens, o que coloca em risco a segurança dos voos usados para resgate.

Baixar arquivo
Cultura

É hoje! Relembre esquema para curtir o show da Madonna, em Copacabana

A previsão é que a diva pop suba ao palco às 21h45 e faça uma apresentação de duas horas. O evento, no entanto, deve começar às 19h com a apresentação de DJs, e terminar só na madrugada.

Baixar arquivo
Geral

#FiqueEsperto: Anatel lança campanha contra golpes digitais

A campanha divulga os cuidados que o consumidor deve tomar ao receber ligações com ofertas de produtos, ou mensagens de texto enviadas por números desconhecidos, por exemplo. 

Baixar arquivo
Cultura

Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é reaberto para visitação

A partir de hoje, visitantes poderão ir ao Museu, que fica em Porto Velho. Em seu acervo, itens que resgatam a história da estrada de ferro, como fotografias, vídeos, elementos interativos e maquetes.

Baixar arquivo