Comissão do Senado aprova proposta de recall para o mandato de presidente da República

Senado

Publicado em 21/06/2017 - 16:11 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou, por unanimidade, nessa quarta-feira proposta que prevê a possibilidade de revogar o mandato do presidente da república através de um processo de Recall. A PEC agora segue para análise do plenário do Senado.

 

Segundo o texto do relator Antônio Anastasia, do PSDB, seriam necessários 10% das assinaturas dos eleitores que votaram na última eleição presidencial para se iniciar a revogação do mandato. O senador Anastasia acredita que a medida pode resolver crises políticas.

 

O relator acatou ainda a emenda da senadora Vanessa Graziotin, do PCdoB, que determina que os 10% dos eleitores tem que estar divididos em 14 estados do país com, pelo menos, 5% do eleitorado em cada um deles. A senadora Vanessa Graziotin diz que a medida evita distorções.

 

Caso consiga o número de assinaturas, a revogação do mandato ainda precisaria ser aprovada por maioria absoluta da Câmara e do Senado e, depois, pela maioria da população através de um referendo.

 

A PEC estabelece que o mandato não pode ser revogado no primeiro e no último ano do governo e que se for aprovado quem assume é o vice-presidente da república. Se aprovada como está, o recall só valeria a partir de 2019.

 

* Matéria atualizada às 20h para acréscimo de informações e inserção de sonoras.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Ministério da Saúde diz que adolescentes serão vacinados

A previsão é que esses jovens comecem a ser vacinados em setembro com a aplicação de todas as primeiras doses em pessoas com mais de 18 anos.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei masculino: Brasil perde para o Comitê Russo

Em dia infeliz, a seleção brasileira masculina de vôlei perdeu nesta quarta-feira (28) para o Comitê Olímpico Russo (ROC, na sigla em inglês) por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/20 e 25/20.

Baixar arquivo
Economia

IBGE: inflação da indústria tem alta de 1,31% em junho

Com o resultado, o acumulado no ano atingiu 19,11%, maior patamar para o período de toda a série histórica, iniciada em 2014. A alta acumulada em 12 meses também foi recorde: 36,81%.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: grávidas e puérperas em Pernambuco receberão 2ª dose da Pfizer

A recomendação partiu do Ministério da Saúde e foi confirmada pelo Comitê Técnico para Vacinação do estado.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer deve entregar 2 milhões de vacinas nesta semana

Ontem mais 1 milhão de doses chegaram no aeroporto de Campinas, em São Paulo. Com esse lote, a farmacêutica já entregou ao Plano Nacional de Vacinação (PNI) mais de 24 milhões das 200 milhões de doses.

Baixar arquivo
Geral

Massa de ar frio pode provocar até registro de neve no país

Apenas a região Nordeste não está na rota da massa de ar frio. Frente fria vai despencar as temperaturas em grande parte do país, provocando chuvas, geadas, temperaturas negativas e até um possível registro de neve.

Baixar arquivo