Presidente do Conselho de Ética admite denúncia contra senadoras

Decoro Parlamentar

Publicado em 12/07/2017 - 21:41 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

As seis senadoras que ocuparam a Mesa do Senado nessa terça-feira contra a reforma trabalhista vão responder a um processo no Conselho de Ética do Senado.

 

O presidente do conselho, senador João Alberto Souza, do PMDB, admitiu a denúncia apresentada contra as senadoras Gleisi Hoffaman, Regina Souza e Fátima Bezerra, do PT, Ângela Portela, do PDT, e Lídice da Mata, do PSB. O presidente do conselho diz que há indícios de quebra de decoro parlamentar.


Ao admitir a denúncia, o Conselho de Ética deve analisar a denúncia na próxima sessão, ainda sem data marcada. A denúncia foi apresentada por 15 senadores.


A princípio, as penas são ou advertência ou censura, mas o Conselho pode pedir também a perda temporária do exercício do mandato, ou a perda definitiva do mandato.


As senadoras ocuparam por seis horas e meia a Mesa do Senado impedindo a votação da reforma trabalhista. Elas pediam a aprovação de uma alteração ao projeto para impedir que mulheres grávidas ou amamentando possam trabalhar em locais insalubres.


Na última semana, o Conselho de Ética arquivou representação contra o senador Aécio Neves, do PSDB, suspeito de receber R$ 2 milhões de propina do dono da JBS, Joesley Batista.

Últimas notícias
Saúde

Fiocruz realiza simpósio internacional e discute produção de vacinas

Outro tema debatido no Simpósio Internacional de Imunobiológicos é o uso de inteligência artificial a favor do diagnóstico de doenças. 

Baixar arquivo
Geral

Saiba como está o fornecimento de energia e gás de cozinha no RS

Ministério de Minas e Energia disse que quatro municípios já tiveram o fornecimento de energia restabelecido. 

Baixar arquivo
Geral

Cinco barragens têm risco de rompimento no Rio Grande do Sul

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do estado, uma delas é a Usina Hidrelétrica 14 de Julho, que fica em Cotiporã e Bento Gonçalves. 

Baixar arquivo
Geral

Ceasa do Rio Grande do Sul retoma as atividades

A Central de Abastecimento tinha sido afetada pela enchente e agora retomou suas atividades no Centro de Distribuição das Farmácias São João, em Gravataí, onde vai operar temporariamente.

Baixar arquivo
Geral

Saque Calamidade: afetados por chuvas no RS poderão sacar FGTS

O Saque Calamidade vai ficar disponível nos municípios que tiveram a situação de emergência ou o estado de calamidade pública reconhecido pelo do governo federal.

Baixar arquivo
Geral

Disque 100 abre novo canal para localizar crianças desaparecidas no RS

Após discar 100, você pode escolher a opção “zero”, sobre desaparecidos em razão das chuvas e enchentes.

Baixar arquivo