logo Radioagência Nacional
Política

Vicente Cândido: fundo público de campanha tem ser criado com responsabilidade

Reforma política
Baixar
Graziele Bezerra
22/08/2017 - 15:26
Brasília

A proposta da reforma política entra em votação no plenário da Câmara e segue dividindo opiniões com a previsão de um fundo público bilionário para financiar campanhas e alterações no sistema eleitoral. O relator, deputado Vicente Cândito (PT-SP), disse que a manhã desta terça (22) foi de negociações.

 

Sonora: “Tem muitas negociações ainda. Acho que o grande problema é discutir o teto do fundo e o modelo de votação, mas acho que está afunilando, está se conformando uma maioria. Estamos numa contagem regressiva. Tem que votar logo se não começa a apertar o prazo. Acredito que de hoje a quinta-feira, a gente consegue avançar bastante.”


Defensor do fundo de campanha, Vicente Cândido disse que a medida exige cuidado e responsabilidade.

 

Sonora: “Eu defendo, meu partido defende, vários partidos defendem o financiamento público. Mas tem que ter muita responsabilidade. O Brasil está passando por uma crise nunca vista na história e isso requer muito cuidado. Campanha barata, isonômica e enxuta para não desrespeitar o eleitor.”

 

O deputado já admite mudar o texto prevendo que o valor do fundo seja definido ano a ano e não trabalhe com o percentual fixo de 0,5% da receita corrente líquida para custear as campanhas - valor que chegaria a R$ 3,5 bilhões se as eleições fossem este ano. Para ser aprovada na Câmara, a proposta precisa do voto de 308 deputados em dois turnos. Depois disso, segue para o Senado.

x