Michel Temer diz que vai vetar artigo da reforma política considerado censura

Reforma Política

Publicado em 06/10/2017 - 14:14 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

Depois da mobilização de setores da sociedade contra o artigo da reforma política que permite a retirada de conteúdos nas redes sociais sem decisão da Justiça, o presidente Michel Temer divulgou que vetará o artigo a pedido do autor da norma.

 

A Câmara incluiu no projeto da reforma política uma emenda do deputado Áureo, do Solidariedade.

 

O texto afirma que o conteúdo pode ser retirado por 24 horas se configurar discurso de ódio, informação falta ou ofensa a partido ou coligação.

 

A aprovação desse artigo gerou críticas de entidades ligadas ao direito à informação na internet.

 

O autor da emenda, deputado Áureo, afirmou que a intenção foi de impedir que os ataques de perfis falsos pudessem prejudicar o resultado das eleições, mas diante das críticas decidiu que o assunto precisa ser mais discutido.

 

O relator do projeto, deputado Vicente Cândido, defendeu a medida para impedir a disseminação de notícias falsas e abusos nas redes sociais.

 

A Coalizão Direitos na Rede, que une 27 organizações da sociedade civil, lançou uma campanha para que o presidente vete o Artigo sobre o tema, que chamou de censura política.

 

A representante do terceiro setor no comitê gestor da internet, órgão ligada ao governo, Flávia Lefevré, defendeu que medida é um retrocesso e contraria o Marco Civil da Internet.

 

O Marco Civil da Internet, que regulamenta o usa da plataforma, estabelece que somente após decisão judicial um conteúdo pode ser retirado da internet.

 

Últimas notícias
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo