Ex-gerente da Transpetro é preso em nova fase da Lava Jato; MPF compara esquema ao da Petrobras

Política

Publicado em 21/11/2017 - 18:16 Por Leandro Martins - Brasília

A Operação Lava Jato chegou à fase de número 47 com uma investigação que apura corrupção na Transpetro.

 

O ex-gerente da transportadora, José Antônio de Jesus, foi preso temporariamente nesta etapa, suspeito de receber cerca de R$ 7 milhões em propina para beneficiar contratos da NM Engenharia.

 

A procuradora da República Jerusa Burmann Viecili explica o esquema era parecido com o da Petrobras. 

 

Sem revelar destinatários, o Ministério Público diz que parte do dinheiro era direcionado ao PT, partido no qual o ex-gerente tinha influência, e também ao PMDB.

 

O esquema prevaleceu entre setembro de 2009 e março de 2014.

 

De acordo com o procurador da República Athayde Ribeiro Costa investigadores chegaram ao esquema depois da colaboração premiada de executivos da empresa de engenharia.

 

A polícia cumpriu oito mandados de busca e apreensão, cinco de condução coercitiva e um de prisão temporária, na Bahia, Sergipe, Santa Catarina e São Paulo.

 

Por meio de nota a Transpetro informou que apura as denúncias de irregularidades envolvendo o ex-funcionário e presta todo apoio necessário às investigações da Operação Lava Jato.

 

Em nota, o advogado Fernando José da Costa informa que parte das informações prestadas  nesta terça-feira (21) pelo MPF na coletiva de imprensa referente à fase 47ª da Operação Lava Jato é resultado da colaboração premiada celebrada por sócios da empresa citada.

 

E informa ainda que estão à disposição das autoridades públicas para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários.



Com colaboração de Graziele Bezerra, da Rádio Nacional em Brasília, Leandro Martins.

Últimas notícias
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo