Sancionado decreto com regras para serem cumpridas por agentes públicos do DF durante eleições

Distrito Federal

Publicado em 09/01/2018 - 17:33 Por Dayana Vítor - Brasília

Para evitar futuras condenações judiciais pelo uso indevido da máquina pública durante as eleições, o governo do Distrito Federal publicou decreto com regras que devem ser seguidas por todos os agentes públicos durante as eleições deste ano - e também as punições por irregularidades.

 

Em dezembro do ano passado, o ex-governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, foi condenado pelo uso do portal oficial de notícias Agência Brasília, para favorecer sua campanha à reeleição em 2014.

 

A principal novidade do decreto de hoje é que toda a publicidade do governo local ficará a cargo da Secretaria de Comunicação, para evitar publicações indevidas. A partir do dia 7 de julho, estará proibida a divulgação de atos, programas, obras em todos os meios de comunicação. Também será vedada a utilização de qualquer bem da administração pública a favor de partido ou candidato.

 

A inauguração de obras é outra proibição. Os agentes públicos serão monitorados e punidos pelas secretarias que atuam, como explica o consultor jurídico do GDF, Renê Rocha.

 

Sonora: “Isso será feito pelos titulares das próprias secretarias e também pelos demais órgãos de controle do Distrito Federal, como a Controladoria-Geral, a Secretaria de Comunicação, a Procuradoria-Geral do DF. Mas as punições previstas na Lei 840 vão desde advertência até demissão.

 

Se os agentes públicos do Distrito Federal cometerem ilegalidades, eles ainda poderão ser multados, ter direitos políticos cassados ou serem proibidos de contratar com o Poder Público.

Últimas notícias
Segurança

Argelino vira réu por apologia ao nazismo

O cidadão argelino Abdessalem Martani, que vive no Brasil , se tornou réu por publicar imagens que fazem apologia ao nazismo no Facebook.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 30 países já notificaram casos da Ômicron

Por ter uma maior facilidade de transmissão, a nova cepa do coronavirus tem sido apontada pela África do Sul como determinante no agravamento da quarta onda vivida no país. .

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Motoristas recebem notificação antecipada de multas em novo serviço

As mensagens começaram a ser enviadas esta semana por e-mail, SMS e pelo aplicativo gov.br. Esse serviço, chamado de Notifica gov.br, ainda está em operação-piloto e deverá ser ampliado para outras áreas. 

Baixar arquivo
Saúde

Paciente do RJ testa negativo para variante Ômicron

Paciente de 29 anos, que chegou ao Rio vinda recentemente de uma viagem à África do Sul, estava sob suspeita de infecção pela Ômicron, nova variante do coronavírus.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Programa de instituto da Baixada Fluminense que oferece livros com linguagem inclusiva, como em Libras, e ação da prefeitura de João Pessoa que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado foram algumas iniciativas premiadas.

Baixar arquivo
Economia

Produção industrial brasileira recua 0,6% em outubro, diz IBGE

 Esta é a quinta queda consecutiva do indicador, que acumula perda de 3,7%. Os dados estão na Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Baixar arquivo