Meirelles confirma saída do governo; secretário executivo assume Fazenda
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, confirmou nesta sexta-feira (6) que vai deixar o governo. Ele estuda se candidatar à presidência da República pelo MDB, antigo PMDB, legenda que recebeu a filiação dele nesta terça-feira (3) e partido do presidente Michel Temer.
A possível candidatura de Meirelles já era esperada, mas como ele não estava entre as exonerações publicadas nesta sexta-feira (6) e acaba neste sábado (7) o prazo da Justiça Eleitoral para que os ministros saiam do cargo para concorrer nas eleições, se discutia que o ministro da Fazenda tinha desistido da disputa.
Henrique Meirelles não quis confirmar se sai candidato, diz que ainda está analisando, mas afirmou que só tem interesse de disputar mesmo a presidência da República.
Como o presidente Michel Temer já anunciou a pré-candidatura à Presidência, a questão precisará ser resolvida pelo partido.
Na entrevista coletiva, Henrique Meirelles também comentou o pedido de prisão do ex-presidente Lula, do qual foi presidente do Banco Central por oito anos, durante os dois mandatos do petista.
Quem fica no lugar de Henrique Meirelles é o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Eduardo Guárdia.
O ministro disse que Temer já aceitou a substituição e que vai dar a mesma liberdade a Guárdia que já tinha garantido para Meirelles. A posse deve ocorrer na próxima semana. Da Rádio Nacional em Brasília, Sumaia Villela