Presidente do TRF-4 mantém prisão de Lula

TRF-4

Publicado em 08/07/2018 - 21:14 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região Carlos Eduardo Thompson Flores determinou que o ex-presidente Lula continue preso.  Thompson reafirmou decisão da 8ª turma do tribunal e do relator do processo, o desembargador João Gebrahn Neto.

 

Neste domingo, o juiz federal plantonista Rógerio Favreto concedeu habeas corpus ao ex-presidente Lula por considerar que a condenação não transitou em julgado e que a privação de liberdade prejudicaria o direito de liberdade de expressão de Lula, especialmente na condição de pré-candidato à Presidência da República.

 

Logo após a liminar de Favreto, o juiz Sérgio Moro solicitou que a Polícia Federal aguardasse o posicionamento do tribunal e apontou falta de competência do juiz plantonista para atuar no caso. O relator do processo, Gebrahn Neto, chegou a revogar a decisão de Favreto, que na mesma tarde fez novo despacho reafirmando a soltura imediata de Lula.

 

A determinação do presidente do tribunal de manter o ex-presidente preso tenta pôr fim a um impasse jurídico. Em seu despacho, Thompson afirma que ainda é preciso regulamentar casos de conflito de competência, mas em se tratando de casos omissos, a presidência do tribunal tem a prerrogativa de decisão. O magistrado determinou o retorno dos autos ao Gabinete do Desembargador João Pedro Gebran Neto, relator do processo.

 

Na noite deste domingo, a presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffman, disse em nota que o Partido dos Trabalhadores exige o cumprimento da ordem de soltura de Lula, reiterada pelo desembargador Favreto.

 

Nesta segunda-feira, o Conselho Político do Partido dos Trabalhadores vai se reunir em São Paulo para tratar da situação do ex-presidente Lula.

 

Lula está preso desde abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, no Paraná, por corrupção e lavagem de dinheiro, na ação penal do triplex do Guarujá.

Últimas notícias
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo