PDT pede anulação do primeiro turno por suposto abuso de poder econômico

Política

Publicado em 19/10/2018 - 20:02 Por Samanta do Carmo - Brasília

O PDT, partido do candidato à presidência da República Ciro Gomes, que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, entrou com ação nesta sexta-feira na Justiça Eleitoral pedindo que a votação do dia 7 de outubro seja anulada.

 

O partido argumenta que diante das denúncias publicadas na imprensa de que empresários teriam gasto pelo menos  R$ 12 milhões, não contabilizados oficialmente como doação eleitoral, para divulgarem nas redes sociais notícias falsas, o pleito se tornaria automaticamente viciado e desequilibrado, o que pode levar à anulação de acordo com Código Eleitoral brasileiro.

 

Em nota, o presidente do PDT, Carlos Lupi, afirma que as notícias falsas teriam sido responsáveis sim pelo resultado das eleições e que isso seria crime previsto no Código Eleitoral.

 

Um dos empresários citados na ação já foi punido pela primeira instância da Justiça trabalhista em Santa Catarina por coagir os funcionários a votar no candidato de seu interesse, Jair Bolsonaro, do PSL.

 

Em entrevista na manhã desta sexta-feira, Bolsonaro negou ter conhecimento das ações apontadas pelas reportagens.

 

O processo protocolado nesta sexta-feira é chamado no meio jurídico de Ação de Investigação Judicial Eleitoral. Em 2015, o PSDB protocolou o mesmo tipo de ação contra a presidenta eleita Dilma Rousseff, do PT e a decisão final só ocorreu em 2017.

Últimas notícias
Educação

No Rio o Trilha Empreendedora vai atender alunos de outras 76 escolas

Mais alunos da rede pública do estado do Rio de Janeiro terão oportunidade extra de capacitação e aproximação com o mercado de trabalho em 2022.

Baixar arquivo
Geral

Criado Programa de Operações de Proteção Etnoambiental e Territorial

Com o objetivo de responder a eventuais situações de urgência e emergência enfrentadas por povos indígenas, a Funai criou o Programa de Operações Especiais de Proteção Etnoambiental e Territorial.

Baixar arquivo
Saúde

Dose de reforço é indicada após 30 dias dos sintomas da covid

 A recomendação é de que se aguarde pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas da covid, ou após o resultado positivo no teste PCR. ou de confirmação da gripe ou doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Onda de forte calor deve diminuir esta semana na região Sul

O calor intenso deve permanecer até quarta-feira (26), quando uma frente fria deve passar a atuar no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná — derrubando as temperaturas a partir de quinta-feira (27).

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Butantan oferece atividades virtuais de ciências para as crianças

Com museus e parque fechados para visitação por causa da pandemia, o Instituto Butantan, localizado em São Paulo, disponibiliza, a partir desta segunda-feira (24), uma programação online gratuita para crianças e adultos.

Baixar arquivo
Economia

Um a cada cinco brasileiros só utiliza conta bancária digital

As contas bancárias digitais, aquelas que só funcionam pela internet, deixaram de ser mais um modismo e caíram no gosto popular, diz pesquisa do Instituto Locomotiva.

Baixar arquivo