Câmara Legislativa do DF retoma trabalhos com renovação de dois terços dos deputados

Distrito Federal

Publicado em 04/02/2019 - 17:07 Por Nádia Faggiani - Brasília

Nesta terça-feira (5), a Câmara Legislativa do Distrito Federal inicia os trabalhos da oitava legislatura (2019 a 2022) com a primeira sessão ordinária do ano, às 15h.


A Casa dá início aos trabalhos com uma renovação de dois terços de seus integrantes, em comparação com a legislatura anterior.


Os 24 deputados distritais, eleitos em outubro de 2018, tomaram posse em primeiro de janeiro deste ano.

 

Convocados em sessão extraordinária, eles tiveram que suspender o recesso e se reuniram no último dia 24, quando aprovaram dois projetos de lei do Executivo.


Um deles transforma o Instituto Hospital de Base em Instituto de Gestão Estratégica da Saúde, mudando o modelo de administração de seis Unidades de Pronto Atendimento e do Hospital de Santa Maria.

 

O outro, cria o serviço voluntário vinculado à Polícia Civil do Distrito Federal, ou seja, concede verba aos policiais que se apresentarem ao serviço, voluntariamente, durante período de folga.

 

Para um turno ou escala de trabalho de oito horas, o servidor receberá R$ 400 .


O governador Ibaneis Rocha ainda terá que negociar com os deputados distritais uma série de medidas, como o pacote de ajuste fiscal, o fim da Agência de Fiscalização e a criação de novas regiões administrativas.


A Mesa Diretora que vai conduzir os trabalhos legislativos, nesta terça (5), é composta pelo Presidente Rafael Prudente (MDB); pelo Vice-Presidente: Rodrigo Delmasso (PRB); o Primeiro Secretário da Mesa, Iolando Almeida (PSC); pelo segundo Secretário, Robério Negreiros (PSD); e ainda pelo Terceiro Secretário João Cardoso (do Avante), mais os suplentes.

Últimas notícias
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo