Justiça do Rio suspende posse de deputados presos

Liminar

Publicado em 09/04/2019 - 12:54 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A Justiça do Rio de Janeiro suspendeu, em caráter liminar, nessa segunda-feira (8), a posse dos cinco deputados estaduais que estão presos preventivamente.

 

A decisão da juíza Luciana Losada, da 13ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio, atendeu a pedido do Ministério Público do Estado (MP-RJ) e sustou todos os efeitos do ato da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que autorizou no último dia 21 a posse dos parlamentares.

 

Uma comissão foi com o Livro de Posse ao presídio em que estão os deputados Marcus Vinícius, Luiz Martins, Marcos Abrahão e André Correa, e também à casa de Chiquinho da Mangueira, que cumpre prisão domiciliar.

 

Em 25 de março, a Alerj convocou os suplentes, uma vez que os deputados empossados não poderiam exercer o mandato, para receber salários ou formar gabinetes.

 

O MP-RJ também argumentou que a posse fora das dependências da Casa Legislativa feriu o regimento interno da Alerj.

 

Os deputados foram presos no fim do ano passado, na Operação Furna da Onça, que investiga a relação de deputados estaduais com corrupção e loteamento de cargos públicos.

 

A magistrada reconhece, na decisão, que o ato de convocar os suplentes respondia à exigência constitucional de garantir a plena composição da casa, com 70 deputados.

 

Ela acrescentou que "os suplentes foram empossados fora das exceções legais previstas na Constituição Estadual".

 

Em nota, a Alerj informou que vai recorrer da decisão. Segundo a nota, a Casa agiu dentro de suas competências, buscando resguardar o resultado das urnas, chancelado pela Justiça Eleitoral na diplomação dos deputados eleitos. E reitera que a posse dos deputados afastados não implicou, em nenhum momento, pagamento de salários ou manutenção de gabinetes. Com isso, possibilitou a convocação imediata dos suplentes.

Últimas notícias
Política

UNICEF alerta para importância do voto de adolescentes de 16 e 17 anos

O prazo para tirar o título de eleitor termina na próxima quarta-feira (8). Segundo dados preliminares do Tribunal Superior Eleitoral, o Brasil reverteu a tendência de queda no cadastro eleitoral de adolescentes. 

Baixar arquivo
Geral

Ministros instalam escritório pra coordenar ações federais no RS

No local, serão concentradas as informações sobre o apoio da União ao estado após dos danos causados pelas fortes chuvas.

Baixar arquivo
Geral

Drones particulares atrapalham resgate aéreo no Rio Grande do Sul

Segundo a Defesa Civil, as pessoas estão subindo drones para captar imagens, o que coloca em risco a segurança dos voos usados para resgate.

Baixar arquivo
Cultura

É hoje! Relembre esquema para curtir o show da Madonna, em Copacabana

A previsão é que a diva pop suba ao palco às 21h45 e faça uma apresentação de duas horas. O evento, no entanto, deve começar às 19h com a apresentação de DJs, e terminar só na madrugada.

Baixar arquivo
Geral

#FiqueEsperto: Anatel lança campanha contra golpes digitais

A campanha divulga os cuidados que o consumidor deve tomar ao receber ligações com ofertas de produtos, ou mensagens de texto enviadas por números desconhecidos, por exemplo. 

Baixar arquivo
Cultura

Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é reaberto para visitação

A partir de hoje, visitantes poderão ir ao Museu, que fica em Porto Velho. Em seu acervo, itens que resgatam a história da estrada de ferro, como fotografias, vídeos, elementos interativos e maquetes.

Baixar arquivo