Senado aprova pensão vitalícia a crianças nascidas com microcefalia decorrente do zika vírus

Zika vírus

Publicado em 05/02/2020 - 22:02 Por Kariane Costa - Brasília

O plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira, a Medida Provisória que determina uma pensão mensal vitalícia, no valor de um salário-mínimo, para crianças com microcefalia decorrente do zika vírus. Atualmente, o salário mínimo é de R$ 1.045.


Essa foi a primeira matéria votada pelos senadores em 2020. Na prática, a proposta amplia o número de crianças que recebem essa pensão.


O texto original autorizava o benefício apenas a crianças que nasceram em 2018. Agora, será concedida a pensão aos nascidos entre 1° de janeiro de 2015 e 31 de dezembro do ano passado.


De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 3 mil crianças nasceram com microcefalia de janeiro de 2015 a dezembro de 2018.


A microcefalia é um dos efeitos possíveis da síndrome do zika vírus, que também pode causar outros problemas cerebrais.


A MP proíbe a acumulação dessa pensão com o recebimento do BPC, o Benefício de Prestação Continuada, e exige ainda a desistência de ação judicial contra o governo relacionada ao tema. A pensão concedida com base na medida não dá direito a abono salarial ou a pensão por morte.


A proposta também permite a concessão de licença-maternidade de 180 dias, em vez dos 120 dias normais, às mães dos filhos nascidos com a doença.


Como a proposta já passou pela Câmara dos Deputados, o texto agora segue para sanção presidencial.

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo