Em pronunciamento, Bolsonaro volta a defender uso da cloroquina contra Covid-19

Pronunciamento

Publicado em 08/04/2020 - 23:09 Por Victor Ribeiro - Brasília

O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, na noite dessa quarta-feira. Foi o quinto pronunciamento em pouco mais de um mês para comentar a pandemia do novo coronavírus.

 

Bolsonaro se solidarizou com as famílias das vítimas da Covid 19.

 

"Gostaria, antes de mais nada, de me solidarizar com as famílias que perderam entes queridos nessa guerra que estamos enfrentando".

 

O presidente destacou o esforço financeiro do governo federal para ajudar empresários e trabalhadores e pediu que os políticos trabalhem unidos.

 

"Sempre afirmei que tínhamos dois problemas a resolver: o vírus e o desemprego, que deviam ser tratados simultaneamente. Respeito a autonomia dos governadores e prefeitos. Muitas medidas, de forma restritiva ou não, são de responsabilidade exclusiva dos mesmos. O governo federal não foi consultado sobre sua durabilidade e duração. Espero que, brevemente, saiamos juntos e mais fortes para que possamos melhor desenvolver o nosso país".

 

Mesmo com o apelo de Jair Bolsonaro, uma decisão liminar, provisória, do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, impede que o governo federal contrarie medidas de isolamento adotadas por estados e municípios. A ação, que ainda será julgada pelo plenário do Supremo, é movida pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

 

Ainda no pronunciamento, o presidente voltou a defender o uso da cloroquina para enfrentar os efeitos do novo coronavírus.

 

"Após ouvir médicos, pesquisadores e chefes de estados de outros países, passei a divulgar, nos últimos 40 dias, a possibilidade de tratamento da doença desde sua fase inicial. Fruto da minha conversa direta com o primeiro-ministro da Índia, vamos receber até sábado matéria prima para continuarmos produzindo a hidroxicloroquina". 

 

Ao encerrar o discurso, Jair Bolsonaro citou a Bíblia e desejou Feliz Páscoa.

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo