Senado aprova limite da taxa de juros do cartão de crédito e cheque especial em 30% ao ano

Cartão e cheque especial

Publicado em 07/08/2020 - 09:19 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O Senado aprovou projeto de lei que limita as taxas de juros de cartão de crédito e cheque especial em até 30% ao ano. Essa limitação valeria apenas até o fim do estado de calamidade pública que termina no dia 31 de dezembro deste ano, decretado em virtude da pandemia do novo coronavírus.

 

O projeto permite um limite maior, de 35% de juros ao ano, para as chamadas fintechs, que são pequenas instituições financeiras. Ainda pelo texto aprovado, fica proibida a cobrança de multas e juros por atraso no pagamento das prestações do cartão de crédito. Mas, essas medidas só terão validade enquanto durar a calamidade pública.

 

O projeto, porém, precisa ainda ser aprovado pela Câmara dos Deputados e também passar pela sanção presidencial.

 

O autor do projeto, senador Álvaro Dias, do Podemos do Paraná, argumentou que países como Colômbia, Costa Rica e Argentina limitaram os juros do cartão de crédito recentemente.

 

O plenário ainda aprovou, em votação separada, uma emenda do PT determinando que o Conselho Monetário Nacional regulamente a limitação dos juros dos cartões de crédito após o estado de calamidade pública.

 

Um dos senadores que se manifestou contra a medida foi o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, do MDB pernambucano. Para o parlamentar, a medida pode aumentar os juros de outras modalidades de crédito.

 

Apesar da Taxa Selic, a taxa básica de juros, está em 2% ao ano, menor patamar da história, as taxas de juros cobradas pelos bancos no cartão de crédito podem chegar a 790% anuais, segundo dados do Banco Central.

 

A Caixa Econômica Federal, por exemplo, pratica uma taxa de 181% ao ano; o Banco do Brasil é um pouco mais, de 213% anuais, já o Bradesco chega a 245% e o Itaucard é de 291% ao ano.

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

Viva Maria comemora seus 43 anos

Em ritmo de festa, o programa comemora neste 14 de setembro suas mais de quatro décadas de existência. E convida a psicóloga Rachel Moreno para falar sobre a imagem da mulher nos meios de comunicação e a presença feminina na política.

Baixar arquivo
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economia

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo
Economia

FGTS: saque-aniversário pode virar empréstimo consignado

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, diz que governo enviará proposta ao Congresso Nacional para transformar o saque-aniversário em empréstimo consignado com juros baixos.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

Baixar arquivo
Economia

Produtores prejudicados por queimadas terão financiamento do RenovAgro

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que serão disponibilizados R$ 6,5 bilhões do Plano Safra 2024/2025. 

Baixar arquivo