Bolsonaro veta parte do projeto que previa perdão a dívidas de igrejas

Emenda instituiu anistia de multas por não pagamento da CSLL

Publicado em 14/09/2020 - 11:37 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

O presidente Jair Bolsonaro vetou parcialmente um projeto aprovado pelo Congresso e que previa o perdão de dívidas tributárias de igrejas. O veto atende à orientação da equipe econômica.

Originalmente, o projeto tratava de precatórios, regulamentava o acordo direto para pagamento com desconto ou parcelado de precatórios federais.

Precatórios são títulos da dívida pública que devem ser pagos pela União depois de decisão definitiva na Justiça. E parte dessa verba deverá ser destinada ao combate à pandemia da Covid-19.

Durante a tramitação, o deputado David Soares, do Democratas de São Paulo, apresentou uma emenda que isentava igrejas e templos do pagamento da CSLL, que é a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido e anistiando as multas que receberam justamente por não pagarem a CSLL, e anulação das multas por não pagamento da contribuição previdenciária. Esse ponto que trata da contribuição previdenciária especificamente não foi vetado.

Lembrando que as igrejas, os templos, já têm imunidade no pagamento de impostos, mas não no pagamento de taxas e contribuições, que é o caso da CSLL e da contribuição previdenciária, que também consta na proposta, mas que não foi vetado.

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência explicou que o governo é favorável à não tributação de templos de qualquer religião, mas que esse ponto da proposta especificamente esbarra num “obstáculo jurídico incontornável” e que, caso fosse sancionado, poderia haver crime de responsabilidade.

Pelo Facebook, o presidente Jair Bolsonaro comentou o assunto. Disse que foi obrigado a vetar esse trecho e pediu que o Congresso derrube o próprio veto. Ele foi bem claro dizendo que se fosse deputado ou senador, por ocasião da análise do veto que deve ocorrer até outubro, votaria pela derrubada dele. E acrescentou informando que deve apresentar uma PEC, uma proposta de Emenda à Constituição ainda nesta semana definindo o alcance adequado para a imunidade de igrejas em questões tributárias.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo