Deputados são eleitos para comissão do impeachment de Witzel
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro definiu, nesta terça-feira, os cinco deputados que vão compor o Tribunal Misto de Julgamento do Processo de Impeachment do governador afastado Wilson Witzel.
Cada parlamentar presente na sessão pôde votar em cinco nomes diferentes. Receberam a maioria dos votos Alexandre Freitas, do partido Novo, Chico Machado, do PSD, Waldeck Carneiro, do PT, Dani Monteiro, do PSOL. Carlos Macedo, do Republicanos, e Anderson Moraes, do PSL ficaram empatados na quinta posição.
O critério usado para o desempate foi o de maior idade, ficando a quinta vaga com o deputado Carlos Macedo. Ao final da sessão, Macedo disse saber da responsabilidade que está nos ombros dos parlamentares eleitos para esse trabalho.
Os cinco deputados eleitos vão se juntar aos cinco desembargadores, já escolhidos pelo Tribunal de Justiça do estado por sorteio. O Tribunal Misto vai julgar se Witzel cometeu crime de responsabilidade.
Assim que a Alerj informar ao TJ o resultado da votação, uma sessão no Tribunal de Justiça vai definir, também por sorteio, quem será o relator do processo, que poderá ser um desembargador ou um parlamentar.
O colegiado será conduzido pelo presidente do Tribunal fluminense, desembargador Cláudio de Mello Tavares.
O Tribunal Misto vai definir os próximos rumos do processo de impeachment de Wilson Witzel, como um novo afastamento por 180 dias do cargo - já que o político foi afastado por decisão da Justiça, e a própria perda do mandato.
Nessa segunda-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin rejeitou um novo pedido do governador afastado para voltar ao exercício do cargo.
Witzel é suspeito de envolvimento em compras superfaturadas para o estado combater a pandemia da Covid-19 e em irregularidades nos contratos de construção dos hospitais de campanha e gestão de unidades de saúde.
Ouça também:
Sorteados desembargadores que julgarão impeachment de Witzel
Abertura do processo de impeachment de Wilson Witzel é publicada